sexta-feira, 19 de abril de 2024
CRÔNICA

Violência

27/11/2021
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista

Neste domingo dia 28 de novembro iniciamos o período chamado Advento, que quer dizer tempo de espera, poderíamos chamar também de tempo de espera da vinda da promessa. Deveria ser um tempo de reflexão de nossos atos, de buscar a ação do Criador com grande intensidade, mas infelizmente não temos agido dessa maneira.
Somos maus, somos contrários a tudo que a Palavra nos ensina. A leitura da Bíblia é muito difícil de ser entendida, então ela é mais um bibelô que um manual. Achamos que tudo sabemos, e não precisamos das palavras de ensino e sabedoria que a Bíblia nos traz.
Há algum tempo atras andando pelas ruas de nossa cidade, vi uma mãe ralhando com seu filho, mas pelas palavras ela mais o agredia que ensinava. A palavra mais branda que escutei foi: “você é um idiota, um burro, não sei onde estou que não te meto a mão na cara”. A criança que já chorava não tinha mais que 5 ou 6 anos. Ele já estava amedrontado com as palavras, mas o mais sério de tudo, era que aquela mãe com seu comportamento estava forjando um adulto violento.
O Advento deste ano tem suas palavras fortes chamando todos à reflexão do comportamento atual. Todos os dias somos inundados com notícias de homicídios, assaltos com mortes, feminicídios, e tantas outras atrocidades que até parece que estamos voltando ao tempo da pré-história quando ainda não tínhamos conhecimento. Estamos sendo seduzidos pela artimanha do maligno.
O Salmo 50, versículos 1-6, de autoria de Asafe, diz o seguinte: “fala o Poderoso, o Senhor Deus, e chama a terra desde o Oriente até o Ocidente. Desde Sião, excelência de formosura, resplendece Deus. O nosso Deus vem e não guarda silêncio. À frente dele vem um fogo devorador., e ao seu redor ruge grande tormenta. Ele intima os céus lá em cima e a terra para julgar o seu povo. Ele diz:” congreguem os meus santos, os que comigo fizeram aliança por meio de sacrifícios”. Os céus anunciam a sua justiça, porque é o próprio Deus que julga”.
É hora de despertarmos dessa violência muitas vezes gratuita, onde a vida não tem valor. Se observarmos as palavras do Salmo veremos que Deus intima os habitantes dos céus, todos os santos e nos chama também para sermos testemunhas da imparcialidade do seu processo judicial. Seremos todos chamados de uma extremidade à outra, para sermos testemunhas do processo deste julgamento solene entre Deus e seu povo, representado nesta leitura e forma poética. Eis aqui arranjado um tribunal, ao qual vem o juiz, e onde serão convocados as testemunhas e os transgressores e no qual por fim, é pronunciada a sentença.
Ser cristão não é ir à Igreja, sentar-se no banco, observar as outras pessoas, criticar os que não gostamos, cumprimentar quem gostamos, e procurar de algum modo sermos vistos. E depois ir embora como se uma festa tivesse acabado. E no final do mês pegarmos o envelope de “pagamento” do dízimo e ali colocarmos qualquer valor, como se estivéssemos fazendo o maior de todos os favores. Acreditamos que qualquer valor que dermos já é muito! Pois a Igreja é rica. Poderíamos dizer o mesmo de nossas casas e automóveis? Temos aparência rica, então não precisamos ganhar tanto dinheiro. Enquanto vivermos achando que nada é mais importante que a nossa felicidade, esquecendo que a verdadeira felicidade e prosperidade vem do nosso Criador, continuaremos andando em círculos, e o pior continuaremos tão ou mais violentos, porque não estaremos, apesar de acreditarmos que estamos, sob a Graça do Senhor. Neste início do Advento reveja e refaça seus propósitos, busque viver sob a orientação do Senhor. Tenha como lema a palavra de Tiago no capítulo 4, versículos 13 a 15: “escutem, agora, vocês que dizem: hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e faremos negócios, e teremos lucro. Vocês não sabem o que acontecerá amanhã. O que é a vida de vocês? Vocês não passam de neblina que aparece por um instante e logo se dissipa. Em vez disso deveriam dizer: Se Deus quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo”.
Viva o Advento, buscando o melhor relacionamento com o Altíssimo. Shalom.