sexta-feira, 26 de abril de 2024
MUITO ALÉM DO ENSINO!

DIFERENCIADO

27/11/2021
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Semeai um pensamento e colhei um ato
Semeai um ato e colhei um hábito
Semeai um hábito e colhei um caráter
Semeai um caráter e colhei um destino
Hudson Smith.

É impossível falar de certas atividades e não associá-las a alguns nomes.
Falar de automobilismo é lembrar de Ayrton Senna. Quando se fala em basquete o nome de Michael Jordan se evidencia. No futebol nomes como Pelé, Garrincha, Romário, Ronaldo, Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar são lembrados.
Mas aí vem uma pergunta: se existem tantos profissionais envolvidos nestas atividades por que estes nomes vem a mente? A resposta é simples. São diferenciados. Tem um algo a mais. Vão além.
E este deve ser o grande objetivo da educação: formar cidadãos diferenciados.
Este objetivo será alcançado quando os seguintes aspectos forem implantados no processo educacional:
Desenvolvimento do caráter: é na fase escolar que o aluno está mais propenso a moldar seu caráter. É a somatória de ações repetidas que levarão a constituir um hábito. E um hábito formado dirá quem este individuo será!
Desenvolvimento do intelecto: o papel do educador é preparar academicamente as crianças para serem referencia na comunidade que vivem. Quando despertamos no aluno a vontade de ser bom naquilo que faz, o objetivo foi alcançado. Foco, trabalho intenso e planejamento em longo prazo formam a base do êxito.
Desenvolvimento físico e mental: segundo Douglas Menslin, Doutor em História da Educação pela PUCPR, “a Educação Adventista acredita que é possível realizar um trabalho diferenciado quando existe o equilibrio emocional, físico, mental e espiritual em todas as ações pedagógicas no ambiente escolar”. ( O Que Esperam de Mim, p.20). Este conceito melhora significativamente o desempenho dos alunos em todas as fases da vida.
Desenvolvimento do conceito de servir: para se ter um aluno diferenciado, é necessário um conceito educacional voltado para a ação, para a prática de tudo aquilo que foi transmitido de forma teórica. Dessa maneira os conceitos recebidos são exteriorizados na forma de ações que visam o bem comum da sociedade que vivem. O servir passa a ser um estilo de vida, uma atitude, uma responsabilidade social.
A aplicação em conjunto dos pontos abordados é indispensável para uma educação de sucesso. Lembrando sempre: não é apenas o futuro de nossos filhos; é o nosso proprio destino.