quinta-feira, 25 de abril de 2024
QUARTO CENTENÁRIO

Conselheiros tutelares participam de importante curso de capacitação

25/11/2021
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Os conselheiros tutelares de Quarto Centenário e suplentes participaram esta semana do curso de capacitação no Sistema de Informações sobre a Infância e Adolescência (Sipia).

Com uma carga horário de oito horas, o curso foi ministrado pelo ex conselheiro tutelar Rodrigo Martins Lopes, que tem uma vasta experiência prática sobre o Sistema Sipia.

O curso faz parte do Programa de Capacitação Continuada e Valorização dos Conselhos Tutelares e tem por objetivo capacitar os conselheiros tutelares a fim de que eles possam trabalhar com conhecimentos específicos sobre as situações concretas de violações aos direitos e sobre as respectivas medidas de proteção, por meio de políticas públicas efetivas.

A assistente social do município, Samara Alves, representante do CMDCA, também participou do treinamento e explica que a capacitação para os membros do colegiado é de suma importância para alimentação de informações através do novo sistema que foi atualizado.

“É através do sistema que vamos reunir todos os dados e registros de violações, e é de grande importância que os Conselheiros saibam usar e alimentar o Sipia, através dessas informações, o governo poderá subsidiar a adoção políticas públicas que garantam direitos básicos para crianças e adolescentes” - disse Samara.

O Prefeito Akio Abe acompanhado da Primeira dama e Secretaria de Ação Social, Aparecida Abe, estiveram presentes e ressaltaram a importância desse treinamento. “O Treinamento de capacitação do Sipia vem para somar ao trabalho realizado pelos Conselhos Tutelares do nosso município, podendo dar mais informação, agilidade e um melhor atendimento para quem precisar do serviço” – salientou Akio Abe.