
Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista
Estamos nos aproximando do Natal, dentro de 6 domingos estaremos comemorando os festejos natalinos. O advento começa dia 28 de novembro, mais um ano que passou muito rápido, que não o percebemos.
Mas os sinais da vinda, que foi escrito por Mateus capítulo 2, versículo 2 :”e perguntaram: onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos sua estrela no Oriente e viemos a adorá-lo.” Já se tornam cada dia mais próximos, muitos lugares já se ornamentaram para a data, outros e muitas casas e cidades, como a nossa também já se prepara para a efeméride.
E naqueles tempos três reis denominados de magos haviam chegado a Jerusalém após viagem estressante pelo deserto durante alguns meses seguindo uma nova estrela que havia surgido no céu. Três pontos diferentes, três homens de diferentes etnias vieram para adorar ao menino nascido cujo nome era Emanuel, que traduzido significa “Javé é a Salvação”.
Eram astrônomos em seus reinos, dotados de grande conhecimento das estrelas, conhecedores também dos escritos proféticos, pois citam Miquéias no encontro com o rei Herodes: “e tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá, porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel”.
A palavra deixa-se compreender que o povo judeu estava alheio aos escritos proféticos, importavam-se com seus afazeres, com suas coisas e esqueciam-se do Deus vivo que nasceria entre eles para redimir o mundo de seus pecados.
Outros povos buscavam os sinais da vinda do Rei nascido de mulher para salvar o mundo da morte espiritual que se encontrava. Esses reis chegam e perguntam para aquele que deveria saber, mas ele estava mais interessado em manter seu reinado.
Voltando nossos olhos para os dias de hoje infelizmente continuamos a buscar nossos interesses e não buscamos os verdadeiros interesses. Olhamos para todas as famílias e todos estão começando a se preocupar ou já estão preocupados com os presentes que vão dar ou vão receber. Outros estão preocupados em que irão servir na noite de Natal, fazem relações de quanta bebida precisarão comprar, quanto de carne vão assar. Outros estão preocupados com a casa, precisará estar bonita para fazer inveja nos convidados, então já estão gastando com móveis novos, com a pintura diferenciada. A pandemia nos transformou, e agora além de todos os problemas citados, ainda queremos esquecer e tirar de nossos caminhos essa doença que tantas pessoas ceifou e entristeceu famílias. Muitos estão preocupados com a roupa e as joias que usarão no dia de Natal, e vão as lojas e compram as mais caras roupas e as mais brilhantes joias para vestirem, buscam pela cor que possa misticamente lhes trazer mais sorte, fortuna ou qualquer outra satisfação. Mas ninguém ainda parou para pensar no Aniversariante.
Será preciso que venham outros de fora para nos mostrar os sinais de sua vinda? Para nos alertar de nossa responsabilidade com Jesus? Aqueles homens saíram de viagem muito antes do nascimento, seguindo o brilho de uma estrela, hoje olhamos para o céu para ver se vai chover, para nos preparar para a chuva, não olhamos para o céu para ver ali o sinal da chegada do Rei.
Aqueles reis trouxeram os mais preciosos presentes para Jesus, e qual será o nosso presente para Ele. Jesus não busca ou requer de nós grandes presentes, Ele busca simplesmente nossa vida, nosso coração e a obediência aos seus mandamentos.
Estamos para entrar no período do Advento, do tempo de espera para chegada de Jesus, pense nisto, veja os sinais em sua vida, busque os melhores presentes para Ele, faça a festa, mas não se preocupe com o que de melhor você vai apresentar aos convidados, mas preocupe-se com o que de melhor você vai dar a Jesus neste dia de seu aniversário. Shalom.