sexta-feira, 26 de abril de 2024
EVANGELHO DE DOMINGO

PARA SERMOS CURADOS POR JESUS PRECISAMOS PERSEVERAR NA FÉ

23/10/2021
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pax Domini sit semper vobiscum!

O ato de fé exige que superemos nosso próprio egoísmo. O cego de Jericó é curado por Jesus. Soube superar-se para receber a graça de ser curado. Nós somos peregrinos nesta vida e a fé nos ajuda a descobrir o que Deus quer de nós. Somos convidados a sairmos de nossa cegueira para concretizarmos a vontade de Deus em nossa vida. O amor verdadeiro é provado na superação de nossa pequena vontade em favor da verdadeira realização para a qual fomos criados. A pior cegueira é aquela que nos faz ver as coisas do mundo acima das coisas de Deus.

OREMOS: Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.

EVANGELHO (Mc 10, 46-52):
Naquele tempo, Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. Quando ouvir dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!” O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.
Palavra da salvação.
Glória a Vós Senhor!

O que queres que eu te faça? O cego respondeu: Mestre, que eu veja! Jesus disse: Vai, a tua fé te curou.

Esta passagem do evangelho é cheia de significado para nós. Percebemos, em primeiro lugar, a auto-superação do cego. Mesmo diante das críticas das pessoas que estavam ao seu lado, ele é movido por uma força interior que lhe diz que Jesus é capaz de lhe curar de sua cegueira interior e exterior. Aí percebemos que precisamos criar uma forte motivação para sermos salvos. Lutar contra nossas limitações para vivermos o que o Senhor nos pede. Ele quer a nossa verdadeira realização. Não só nos bens temporais, mas em primeiro lugar nos bens eternos. Por esta razão percebemos que a preocupação de Jesus está ligada mais a fé do cego do que de sua deficiência física.
A situação do cego é muito semelhante a situação que vivemos hoje. Precisamos dar o primeiro passo para nossa conversão em favor da Graça de Deus que sempre quer nos levar ao encontro do eterno. Não podemos ouvir as falas dos que estão ao nosso lado que muitas vezes nos impedem de darmos o passo decisivo para nossa santificação.
A confiança na cura, a fé como aceitação real do amor de Deus nos faz superar nossas limitações. O cego pede para Jesus a graça de “ver”. A visão não só física, mas a visão do amor que Deus tem pelas suas criaturas. Nós até podemos ter boa visão exterior, mas podemos estar cegos na visão interior da realidade sobrenatural de nossa existência. Quando nos entregamos a Deus sem nenhuma restrição somos curados de todos os males. A nossa parte física até não é tão importante como a nossa consciência de que somos amados pelo nosso Criador, a grande realidade de que Deus não se esquece de suas criaturas.
A fé está associada a nossa entrega e ao nosso processo de perdão. Muitas vezes nos acusamos de nossas próprias faltas. Somos nossos próprios acusadores e nos esquecemos que Deus nos ama como somos e que devemos nos recuperar a partir de seu amor. A maioria das pessoas é doente por não se reconhecerem amadas.
A cegueira pode ser o estar de acordo com a maioria que se afasta dos princípios fundamentais da vida. Hoje estamos sendo dominados pelas imagens e pelas vozes que nos jogam para trás do objetivo de nossa vida. Estamos sendo seduzidos pelo transitório. Quando somos movidos pela fé somos capazes de vencer todos os obstáculos que surgem em nossa vida para irmos ao essencial. Quando amamos de verdade somos uma bomba de força que jamais poderá ser detida.
O ato de fé do cego fez que Jesus parasse e realizasse o milagre. Podemos perceber que Deus está sempre a nossa disposição se formos conscientes em relação ao essencial. O comodismo não nos leva a nada. Precisamos fazer sempre o que o Senhor nos pede, sairmos de nós mesmos para nos superarmos. O desafio de nossa vida consiste em não nos conformarmos com nossa condição. Devemos sempre lutar pelo melhor e pela prática do bem dentro da comunidade.

Senhor Jesus aumentai a nossa fé para sermos curados da cegueira de nosso egoísmo.

Rio Grande, 18 de outubro de 2021.

Visite meu blog: www.padregiribone.blogspot.com

"Deus nos ama acima de nossas limitações".

VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER PARTE DESTA OBRA!
1. Envie esta mensagem a todos os seus amigos...
2. Imprima esta mensagem para as pessoas que não tem acesso a Internet...
E NÃO SE ESQUEÇA:
1. Celebração Eucarística.
2. Sacramento da Reconciliação.
3. Adoração ao Santíssimo Sacramento.
4. Leitura Orante da Palavra de Deus.
5. Devoção a Virgem Santíssima.