quinta-feira, 28 de março de 2024
AMOR EXIGENTE

10° Princípio: Cooperação –Primeira semana

23/10/2021
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Poupar e defender os filhos de qualquer encargo, ou seja, servir a eles sempre, nunca lhes dando a oportunidade de servir aos pais, não funciona: a essência da família repousa na cooperação, não na convivência.
Já temos algumas respostas após a análise minuciosa de dez causas que acreditamos sejam responsáveis por muitos dos desvarios que a família tem enfrentado. Sabe-se que os acontecimentos das últimas décadas miraram-lhe a autoridade e as tradições. Sem perceber, os pais foram levados e confundidos por diferentes causas, e não podiam imaginar que as exigências do mundo moderno e seus novos valores tivessem tanta influência sobre o filho.
Pensavam que o amor, a atenção, os cuidados preparassem-no para a vida... Mas a dedicação amorosa, do tipo aconchego, a permissividade sem nenhuma disciplina, nada garantiu.
Questionem-se: o que é cooperação?
Cooperação é a união de pessoas em volta de um trabalho para o bem de todos.
Lembrem-se: há algum tempo, os jovens eram criados respeitando a todos (avós, pais, professores). Tinham prazer em servir ou trabalhar por eles ou com eles... Devagarinho, porém, as coisas foram mudando... Os pais ou punham empregados para fazer o serviço ou faziam tudo, deixando o filho livre para estudar e ser criança. Esquecendo-se de que o trabalho valoriza as pessoas, ajuda o jovem a crescer e o prepara para a vida.
O esperto, o vivo, o melhor, em o que levava vantagens e se aproveitava de todos. As palavras honra, dignidade, ficaram ultrapassadas.
O Amor-Exigente acredita que o trabalho é o instrumento de união e de valorização de cada membro da família ou da comunidade. Os pais devem despertar nos filhos a responsabilidade por cada pessoa de seu grupo familiar ou social.
Os filhos devem ter encargos em suas casas.
É preciso instalar na família o primeiro e principal núcleo de formação do indivíduo socialmente responsável, uma verdadeira comunidade onde se respeita e se é respeitado.
Os filhos só terão direito de reivindicar alguma coisa quando, com uma postura madura e séria, tornam-se membros cooperadores e organizadores do grupo familiar. Facilitando a cooperação, os pais dão oportunidade aos filhos de mudarem seu rumo, de se valorizarem e de os valorizarem também.
Este texto é uma contribuição do grupo Amor Exigente Despertar- Goioerê –Pr
Reuniões todas as terças –feira ás 19:30 minutos –Sala monsenhor Francisco *anexa a Paróquia Nossa Senhora das Candeias.
VENHA PARTICIPAR!!!