quinta-feira, 4 de dezembro de 2025
ARQUITETA MILENA VIOLADA

Vai reformar? Pega essas dicas e tenha menos preocupações

19/10/2021
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

A realização de reformas é uma excelente oportunidade de se melhorar uma residência. Pode-se, por exemplo, utilizar materiais de construção mais modernos, renovar ambientes, investir em acabamentos mais novos e aconchegantes, entre outros, fazendo com que a casa fique de acordo com os anseios estilo e personalidade de quem mora no local.

Se você tem em seu planejamento a reforma de uma casa, confira essas dicas da arquiteta Milena Violada:

1 – Analise o custo-benefício da obra.

Você tem certeza de que a reforma é a melhor alternativa? Antes de fazer qualquer intervenção, coloque tudo no papel e analise o quanto isso lhe custará e o quanto trará de benefícios.

Se você vai reformar uma casa antiga, lembre-se que os custos podem ser maiores do que os previstos. É possível que, ao começar a reforma, você note a necessidade de fazer outras alterações, o que poderá encarecer a sua reforma.

2 – Defina o objetivo da reforma.

Existem muitas razões para se reformar um imóvel, por exemplo: aumentar o seu valor de venda, ampliá-lo, corrigir falhas estruturais, entre outras. Por isso o importante o primeiro passo é fazer um projeto de reforma. Quando se respeita o planejamento realizado, as chances de ocorrerem eventualidades se reduzem.

3 – Planejamento.

O primeiro passo para uma reforma barata – e sem dor de cabeça – é o planejamento. Sem essa etapa, é possível que você acabe comprando mais itens do que necessita ou até fazendo alterações que tragam mais problemas do que benefícios.

Assim, se a ideia é fazer uma grande reforma, comece planejando essas intervenções. Contrate um engenheiro ou arquiteto para que ele monte um projeto do que será alterado, considerando a questão estrutural da sua casa e outros itens que podem interferir na sua reforma.

4 – Estabeleça um teto máximo de orçamento.

No geral, é quase impossível falar em reformas sem falar em imprevistos. Porém, quando se estabelece um orçamento máximo, fica mais fácil organizar em qual parte da reforma será necessário investir (ou deixar de). Portanto, faça tudo com cautela e acompanhamento profissional.

5 - Conheça as novidades

A reforma residencial é uma ótima oportunidade para modernizar o seu imóvel. Por isso, se você está reformando uma casa antiga, não deixe de conversar com um profissional e questioná-lo sobre o que pode ser modernizado no imóvel.

6 – Priorize reparos na infraestrutura.

Esse tipo de manutenção ajuda na segurança do imóvel, além de contribuir com a sua valorização. Por isso, em uma reforma residencial você deve priorizar a manutenção elétrica, hidráulica e reforços estruturais. Além do mais, esse cuidado evita desperdícios de materiais e mão de obra.
.
Serviço
.
ARQUITETURA MILENA VIOLADA
Rua Campo Mourão, 708, ao lado da Autoseg, no centro de Goioerê
Telefone: (44) 99876-9565.