
O tabagismo é uma doença causada pela dependência física à nicotina, e causa aproximadamente 50 doenças diferentes. O tabagismo ativo ou passivo prejudica a saúde de quem fuma e de quem não fuma, podendo levar à morte.
Pensando nisso o Posto de saúde do bairro Vila Candeias está realizando encontros semanais para quem tem interesse em parar de fumar. O grupo se chama “Goioerê sem cigarro” e já existe há 8 anos, tendo como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade ligada ao consumo de derivados do tabaco.
A ação engloba uma equipe multiprofissional e oferece diversas atividades para os integrantes. A assistência é feita por médico, dentista, fisioterapeuta, psicóloga e enfermeira, que acompanham e monitoram a evolução dos pacientes.
Após análise dos casos, também são fornecidos os medicamentos gratuitos aos integrantes, o adesivo e o Bup (Cloridato de bupropiona) que são indicados pelo ministério da saúde para ajudar no tratamento.
Os interessados podem deixar o nome e telefone na unidade de saúde do bairro Vila Candeias, onde a responsável pelo grupo Rosely Maccari entrará em contato marcando os encontros.