terça-feira, 23 de abril de 2024
EVANGELHO DE DOMINGO

O SENHOR NOS SACIA DA FOME ESPIRITUAL E MATERIAL

24/07/2021
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pax Domini sit semper vobiscum!

O milagre da multiplicação dos pães além de ser um grande milagre de Jesus, pode ser interpretado como uma nova ordem social. Quando nos abrimos ao amor de Deus começamos a ser solidários. Nos preocupamos com nossos irmãos. No momento em que Deus ocupa o centro da sociedade, a fome e a miséria se afastam automaticamente. Jesus não realiza os milagres para aparecer como Deus, mas comprova que a solidariedade é o centro de sua doutrina. A partilha é o fundamento da vida dos que querem seguir a Cristo. Este milagre também nos leva ao grande milagre da Eucaristia que é o alimento essencial para os que querem conviver com Deus.

OREMOS: Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai o amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém.

EVANGELHO (Jo 06, 01-15):
Naquele tempo, Jesus foi para o outro lado do mar da Galiléia, também chamado de Tiberíades. Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos. Estava próxima a páscoa, a festa dos judeus. Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” Disse isto para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”. Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: “Está aqui um menino com cinco pães e dois peixes. Mas o que é isto para tanta gente?” Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!” Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam.

A multiplicação dos pães é um sinal de que Jesus é verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem. Uma pessoa comum não poderia realizar estes sinais que Jesus realizou. Cada sinal ou milagre tem um sentido importante para nossa vida.
Somos uma sociedade carente do pão material e espiritual. Jesus multiplica os pães como sinal de fraternidade e amor pelas pessoas que estão cansadas de buscar a felicidade em alegrias momentâneas. O mundo precisa de Deus. A maior fome que passamos hoje é a falta de solidariedade. Em Deus o ser humano encontra as verdadeiras respostas para os seus anseios mais profundos. O sistema individualista leva as pessoas a um fechamento sobre elas mesmas. Este fechamento tem consequências sérias. É um sinal de morte e não de vida.
A mensagem da Boa Nova da salvação deve nos saciar física e espiritualmente. Podemos retirar desta passagem do evangelho muitas lições para nós hoje. Jesus percebe o grande número de pessoas que o seguiam. Quer que todos se sintam bem, até mesmo em relação à manutenção física de suas vidas. É uma percepção singela de sua parte. Jesus se utiliza deste fato concreto para questionar e ensinar aos seus discípulos que para Deus nada é impossível e quando as pessoas se reúnem na graça de Deus a fome e a miséria física e espiritual, deixam de existir.
Deus nos quer unidos em comunidade. Cada um deve fazer a sua parte vivendo na solidariedade. Não podemos tirar desta passagem o fato do sinal ou milagre direto que Jesus realiza. Não é uma refeição puramente de partilha, pois o evangelho é claro que o que se tinha era muito pouco para saciar a fome da grande multidão. Os sinais de Jesus servem para confirmar sua missão salvífica. Ele não é um simples revolucionário baseado em uma ideologia política. Ele é Deus feito homem que vem nos salvar através de seu poder. É certo também, que quando nos unimos em torno da pessoa de Jesus começamos a viver a partilha, mesmo dentro de nossas limitações. O reinado de Deus começa acontecer no momento em que nos sentimos criaturas de Deus. Esta tomada de consciência nos torna irmãos uns dos outros.
Estamos no mundo que passa fome tanto material como espiritual. Fome de afeto e amor. Nós cristãos somos chamados a melhorar os ambientes onde nos encontramos. Só o amor poderá transformar a nossa sociedade. É através da renovação total de nossa vida que iremos modificar o mundo. Muitas vezes um simples sorriso sacia muito mais a fome de amor das pessoas do que muitas coisas materiais. Um abraço fraterno pode mudar o coração de uma pessoa entristecida.
A reforma da sociedade começa com a reforma de nosso coração, da nossa profunda comunicação com aquele que realmente pode saciar a fome mais profunda de nossa existência.
Não podemos esquecer-nos da Eucaristia É através dela que iremos nos alimentar dos valores eternos que não passam. Ela nos leva ao fortalecimento de nossos ideais, nos faz mais dóceis ao plano de Deus.

Multiplicai em nós Senhor a capacidade de sermos mais solidários e fraternos.

Rio Grande, 19 de julho de 2021.

Visite meu blog: www.padregiribone.blogspot.com

"Deus nos ama acima de nossas limitações".
A Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina é uma comunidade de vida localizada na cidade de Rio Grande RS. Tem como carisma o Cultivo da Presença de Deus e a Efusão do Espírito Santo vividos na Oração e na Vida Fraterna. Somos um grupo de cristãos católicos que procuramos ajudar como missionários nos locais mais desprovidos de evangelização. Também temos como ideal ajudar os mais necessitados especialmente as crianças, os dependentes químicos e os encarcerados com suas famílias.
VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER PARTE DESTA OBRA!
1. Envie esta mensagem a todos os seus amigos...
2. Imprima esta mensagem para as pessoas que não tem acesso a Internet...
E NÃO SE ESQUEÇA:
1. Celebração Eucarística.
2. Sacramento da Reconciliação.
3. Adoração ao Santíssimo Sacramento.
4. Leitura Orante da Palavra de Deus.
5. Devoção a Virgem Santíssima.