sábado, 18 de maio de 2024
EVANGELHO DE DOMINGO

O PEDIDO QUE O SENHOR NOS FAZ É QUE TENHAMOS FÉ

28/06/2021
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pax Domini sit semper vobiscum!

Jesus está sempre atento às nossas necessidades. Quando nos entregamos totalmente a Ele nos sentimos curados de todos os males que possam estar nos atormentando. Não podemos ter medo! Precisamos ter fé! O Caminho da salvação nos foi oferecido gratuitamente e devemos responder com uma vida de aconchego aos que estão necessitando de acolhimento. Nos momentos de dor o colo do Senhor é um consolo. E quando Ele nos pega pela mão e diz: levanta-te e caminha.

OREMOS: Ó Deus, pela vossa graça nos fizestes filhos da luz, concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém.

EVANGELHO (Mc 05, 21-43):
Naquele tempo: Jesus atravessou de novo, numa barca, para a outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!” Jesus então o acompanhou. Uma numerosa multidão o seguia e o comprimia. Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com uma hemorragia; tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais. Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?” Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou’?” Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade. Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”. Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram a Jairo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando. Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” – que quer dizer: “Menina, levanta-te!” Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina.

Não tenhas medo. Basta ter fé!

Senhor Jesus, não nos deixe na ignorância da dúvida. Dá-nos uma fé com raízes na caridade e no amor. Jesus está sempre à disposição dos que lhes pedem. Se põe a caminho para atender o chefe da sinagoga. Sente a força necessária para curar a mulher com hemorragia sair d’Ele. E nas duas situações uma só realidade: Tenha fé.
No caso da mulher, que naquela época não tinha valor dentro da sociedade, apesar do medo, e de estar rodeada de uma multidão quase exclusiva de homens, cria coragem e toca no Senhor. Na sua roupa. Foi o suficiente. Observe para o número de anos de sofrimento: 12!
Hoje, neste mundo ideologizado pelas grandes mídias, frágil nas suas convicções, muitos buscam tocar nas vestes de Jesus, mas falta-lhes a fé. Tem uma fé que é fruto de um cristianismo superficial, sem o poder de Jesus. Como tapamos os ouvidos e não queremos ouvir: Tua fé te salvou! Queremos ser salvos, mas não queremos ter fé. A mesma fé que fez esta mulher dar um passo e tocar nas vestes do mestre. E o milagre aconteceu!
Quantos milagres estão acontecendo diariamente quando nos comungamos com o Corpo do Senhor?
Mesmo ouvindo que a menina havia morrido, Jesus pede a Jairo um momento de fé. Que situação difícil! Todos chorando pela morte da menina. Naquele tempo haviam pessoas que iam participar dos momentos fúnebres só para chorar! E eram pagas para isso. Um verdadeiro teatro. E quando o mestre fala que a menina não está morta? Pronto, lá se vai o meu cache de participação neste funeral! Zombam de Jesus! Não sabem quem Ele é. Não sabem o que Ele pode fazer. Pensam somente no ganho financeiro imediato, num egoísmo doentio que machuca as pessoas que mais precisam da nossa caridade, do nosso amor. Às vezes parece que tudo está perdido, que tudo está morto, que não tem mais retorno, que não tem solução. Para Jesus é apenas um sono.
Na primeira situação, Jesus não ordenou a cura da mulher; com a menina Jesus ordena: Menina, levanta! A palavra de Jesus tem poder, quando Ele ordena o mundo se cria, a tempestade se acalma, os demônios se afastam, as bençãos se derramam em nossas vidas.
Observe para o número de anos da menina: 12!
Somos desfiados a viver diariamente a nossa fé em Cristo, somos provados na nossa fé. Só seremos aprovados na nossa fé se fizermos da nossa vida um eterno momento de fé, um estilo de vida radical a favor da vida, que supera a razão. Ouçamos Jesus nos dizer: levanta-te e anda.

Senhor Jesus, nos dê a fé suficiente para podermos ver em nossos irmãos a sua imagem!

Rio Grande, 21 de junho de 2021.

Visite meu blog: www.padregiribone.blogspot.com

"Deus nos ama acima de nossas limitações".
A Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina é uma comunidade de vida localizada na cidade de Rio Grande RS. Tem como carisma o Cultivo da Presença de Deus e a Efusão do Espírito Santo vividos na Oração e na Vida Fraterna. Somos um grupo de cristãos católicos que procuramos ajudar como missionários nos locais mais desprovidos de evangelização. Também temos como ideal ajudar os mais necessitados especialmente as crianças, os dependentes químicos e os encarcerados com suas famílias.
VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER PARTE DESTA OBRA!
1. Envie esta mensagem a todos os seus amigos...
2. Imprima esta mensagem para as pessoas que não tem acesso a Internet...
E NÃO SE ESQUEÇA:
1. Celebração Eucarística.
2. Sacramento da Reconciliação.
3. Adoração ao Santíssimo Sacramento.
4. Leitura Orante da Palavra de Deus.
5. Devoção a Virgem Santíssima.