quinta-feira, 25 de abril de 2024
PAPO SÉRIO

SOMOS O QUE FALAMOS

14/06/2021
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

“Que as palavras da minha boca... sejam agradáveis a ti, ó Deus.” Sal. 19:14


Em nossos dias, sentimos claramente a manifestação da Terceira Lei de Newton em alguns contextos: toda ação tem uma reação. Se você dá um soco na parede de concreto, vai sentir o impacto e suas consequências. Pois bem, a mesma coisa acontece nos relacionamentos.
Existe alguém que você não gosta muito, que o aborrece, persegue ou incomoda? Se houver, observe o que sai de sua boca sobre ele. Nós temos tendência natural de falar mal dos outros e até achamos isso normal.
As vezes ouvimos pessoas falando mal de alguém e quando a retrucamos, ela diz: “Não estou falando mal, estou apenas falando a verdade”.
Quando falamos mal, produzimos uma energia ruim dentro de nós. Dessa forma, você já está fazendo mal a você mesma. Depois ainda envolvemos outras pessoas nessa energia negativa.
O mesmo ocorre quando murmuramos, inclusive a palavra murmurar no dicionário significa: queixar-se, lastimar-se, falar mal, fazer mau juízo de alguém ou de alguma coisa.
E quando falamos palavrão então! Algo que para muitos parece uma coisa super normal, pais que falam palavrão na frente dos seus filhos com naturalidade, sem saber qual é a verdadeira energia de um palavrão. O palavrão cria imagens vivas que se desenvolvem no terreno mental onde é projetado e trazem sempre consequências ruins. Se você profere um simples “merda”, tão comumente utilizado nos dias de hoje, está emitindo energia idêntica à fezes que produz. Imagina quem fala palavrão o tempo todo? Ele é lixo puro.
A conversação é uma força vigorosa de poder. Toda palavra é dotada de energias e produz resultados negativos ou positivos sobre quem fala, antes de atingir quem ouve.
Então minha pergunta é: Compensa, para você, falar mal, murmurar, falar palavrão? Reveja isso na sua vida enquanto é tempo, e possivelmente outras questões (dor, sofrimento, percas, pobreza, limitação, fracasso, preguiça) se resolverão. Isso é indicador de inteligência e conselho de Deus quando ele diz: O sábio de coração é considerado prudente; quem fala com equilíbrio promove a instrução... Provérbios 16:21.

Sucesso a todos e um excelente final de semana.
Luci Alvino Kniphoff da Silveira - Líder da UDF e Coach