
Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente o secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Gilberto Matushita, devido a pandemia, está sendo divulgado vídeos mostrando alguns dos parques, projetos e ações que acontecem em Goioerê na área do meio ambiente. Nesta segunda-feira, 7, o vídeo mostra o Parque Natural Antonio Sestak, localizado ao lado da Vila Rural Candeias.
A flora do parque conta com um gigantesco exemplar de espécie nativa Pau-alecrim, que, segundo técnicos do IAT, deve ter em torno de 500 anos de idade.
O Parque Natural Antonio Sestak foi criado pela Lei N° 1740, de 14 de março de 2007 e conta com 42,36 hectares e leva o nome do pioneiro Antonio Sestak.
O parque é uma Unidade de Conservação do tipo Proteção Integral de domínio público, inserido no Cadastro Estadual de Unidades de Conservação e Áreas Especialmente Protegidas do IAT (Instituto Água e Terra). Dessa forma, o Parque Natural Antonio Sestak, totalmente georreferenciado, gera ICMS Ecológico ao município, recurso esse usado para atividades de preservação ambiental.
Este Parque Natural tem por finalidade:
- Resguardar os atributos excepcionais da natureza da região;
- A proteção Integral da flora, da fauna e demais recursos naturais;
- Utilização com objetivos educacionais e científicos.