domingo, 12 de maio de 2024
TUNEIRAS DO OESTE

Mãe faz apelo para salvar bebê que precisa de cirurgia urgente

31/05/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

                                     Um bebê de apenas 29 dias, nascido na cidade de Tuneiras do Oeste, enfrenta problemas no diafragma e está internado no Hospital Santa Casa de Cianorte. Ele aguarda por uma vaga em um leito pediátrico e precisa urgentemente de uma cirurgia para corrigir o defeito congênito provocado por uma hérnia diafragmática.

                                     Emanuelli Bernardo dos Santos, de 17 anos, mãe do pequeno Leonardo, disse que a hérnia diafragmática está comprimindo o pulmão do filho. “Ele também necessita de cirurgiões específicos para os reparos nos órgãos onde a hérnia se infiltra. Dói, dói muito, machuca, fere minha alma ver o meu pequeno assim”, lamentou a mãe.
                                     A mãe explica que a condição inadequada de saúde do filho foi descoberta 20 dias após o seu nascimento, que se deu de forma normal, tranquilo, com o bebê nascendo aparentemente sadio. Foi um resfriado que levou ao descobrimento do defeito congênito.
                                     “Vejo o meu bebê respirando por auxílio de oxigênio, e não vejo luz. Não existem vagas, cada dia que passa sinto que o Léo está ficando mais fraco. Já não está mamando. Um pedaço de mim está faltando, temo que a cirurgia, que já é arriscada, ocorra tarde demais”, desabou Emanuelli.
                                     A hérnia diafragmática é uma condição séria com muitas complicações potenciais e efeitos colaterais. No entanto, os desenvolvimentos em tecnologia e procedimentos melhoraram a taxa de sobrevivência em aproximadamente 67%, mas a cirurgia é cara e a família de Leonardo não tem condições de pagar.
                                     Na manhã de quinta-feira a família buscava que a criança fosse transferida para Curitiba, onde será realizada a cirurgia com custos arcados pelo SUS. (Portal da Cidade Umuarama).