segunda-feira, 29 de abril de 2024
AMOR EXIGENTE

5° Princípio: Culpa 2ª SEMANA: “O OUTRO”

25/05/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Os pais não estão sabendo conduzir a educação dos filhos, e muitas vezes acham que dar tudo protegê-los acima da conta, é o que importa. Mas é preciso fazer com que os filhos criem responsabilidades. É preciso que os pais passem valores sociais.
Também vimos que na adolescência é o momento em que os filhos desligam-se dos pais, projetando-se para o mundo. E é, geralmente, nesse momento que os jovens, que não tiveram uma educação de “amor exigente” acabam por buscar nas drogas e no álcool diminuir tensões nervosas, levantar o ânimo, esquecer problemas, aumentar a confiança em si mesmo, simplesmente experimentar novas sensações, ou até para acompanhar ou ser “aceito” pelo grupo de “amigos”.
A importância de assumir responsabilidades pelas escolhas
Pais também são gente, cometem erros, os recursos são limitados, os pais e filhos não são iguais. Não permita que seu dependente faça as escolhas e vocês assumam toda a responsabilidade, todo o resultado das escolhas, culpando-se pelos maus resultados. A culpa é uma forma de manipulação do dependente.
Quando os filhos não confrontam com seus erros pelas escolhas feitas, imputam aos pais, aos amigos, à escola a culpa pelos seus desvios.
Tudo é aceito como justificativa para sua conduta. E quando os pais se culpam estão impedindo que seus filhos sofram as desvantagens provocadas por sua conduta, reforçando a conduta inadequada em vez de deixá-lo perceber a realidade.
Importância da identificação da origem do problema
Saber quais são as causas de nossas dificuldades não resolve o problema, mas nos ajuda, com certeza, a ter um melhor entendimento da situação, a não cometer os mesmos erros e a buscar acertar, daqui por adiante.
Aliado à constatação do problema, precisamos, antes de tudo, mudar nossas atitudes, buscar uma ação que resolva o problema. Só assim daremos o passo para encontrarmos uma saída, uma solução.
Não adianta saber que estamos sentindo dor no pé provocada por uma pedra no sapato, se não tomarmos uma atitude de removermos a pedra, pois se não, o pé continuará doendo. E é assim que devemos agir, diante de qualquer problema.
Lembre-se quando tudo parece que deu errado, uma das características do ser humano é a plasticidade dos comportamentos. Ele sempre pode modificar suas atitudes através da compreensão do que aconteceu e do desejo de mudar.
Este texto é uma contribuição do grupo Amor Exigente Despertar- Goioerê- Paraná
Reuniões todas as terças-feiras ás 1930min na sala Monsenhor Francisco -Anexa a Paróquia Nossa senhora das Candeias .COMPAREÇAM!!!