sexta-feira, 19 de abril de 2024
EVANGELHO DE DOMINGO

SOMOS CRIADOS PARA PARTICIPAR DA MORADA DE DEUS

25/05/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pax Domini sit semper vobiscum!

A grande maravilha do cristianismo consiste na possibilidade de Deus vir coabitar em nosso coração à medida que vamos descobrindo sua vontade e concretizando-a em nossa vida. O Evangelho deste sexto domingo da páscoa nos apresenta um aspecto fundamental: “Somos morada de Deus”. O amor não é um gesto isolado da vida. Exige despojamento e reconhecimento do que se ama. Quando buscamos fazer a Vontade de Deus, estamos facilitando o grande desejo que Ele tem de habitar em nosso coração.
A maioria das pessoas hoje se alimenta da mentira apresentada pelo ilusionismo da grande mídia que desvirtua o sentido real de nossas vidas. Jesus oferece a verdadeira paz que é fruto de nossa relação profunda com Deus.

ORAÇÃO: Deus todo-poderoso, dai-nos celebrar com fervor estes dias de júbilo em honra do Cristo ressuscitado, para que nossa vida responda sempre aos mistérios que recordamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém.

EVANGELHO (Jo 14, 23-29):
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama, não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. Isto é o que vos disse enquanto estava convosco. Mas o defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. Ouvistes que vos disse: “Vou, mas voltarei a vós”. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis”.

Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada.

No momento em que procuramos corresponder ao amor de Deus nos tornamos sua morada. Deus deseja participar de nossa vida, quer que sejamos muito felizes. Para isto fomos criados. Ele teve um projeto muito claro ao nos criar: nos fez para participarmos de sua felicidade. O pecado tira nossa originalidade e passamos a corromper a nossa comunicação íntima com Deus perdendo de vista a nossa característica principal como criaturas humanas. O pecado nos faz “caricaturas” e não imagem de Deus. É isto que a sociedade não consegue perceber. Vive na ilusão do materialismo e acredita que isto seja o mais importante se desviando da verdade que liberta.
Não existe amor na desobediência. Quando obedecemos a quem amamos estamos vivendo em conexão com a pessoa amada. O amor exige escuta do amado. Se quisermos amar Jesus devemos procurar obedecê-lo. A chave da nossa felicidade está na tentativa de descobrirmos o que Deus quer de nós e concretizarmos sua vontade em nossa vida. No momento em que penetramos no Mistério Trinitário percebemos o grande valor que temos por sermos criaturas de Deus. Fomos criados para participarmos da felicidade que Deus vive. Jesus nos promete uma presença espiritual no meio de nós e na nossa vida. O cristão vive na presença de um Deus que jamais se esquece de seus filhos.
Jesus como Filho de Deus põe sua morada no íntimo dos fiéis juntamente com o Pai e o Espírito Santo. Quando aceitamos plenamente o projeto de Deus em nossa vida, estamos facilitando o desejo que Ele tem de fazer parte de nossa existência.
A habitação da Trindade na alma do fiel é o dom supremo feito a nós seres humanos, merecido pela morte e ressurreição de Cristo, e por ele oferecido a quem corresponde ao seu amor, ouvindo e praticando fielmente sua Palavra. Mistério inefável que para ser compreendido e vivido exige particular iluminação divina. *Este parágrafo foi retirado do livro do Pe. Gabriel de Sta Maria Madalena OCD que se intitula Intimidade Divina, Ed. Loyola, pg. 400.
Podemos perceber que ao mesmo tempo em que é uma graça Deus querer habitar em nós, é um grande desafio. Depois da revelação do Mistério Trinitário as nossas atitudes e os nossos valores precisam coincidir com o Projeto de Deus. Não estamos soltos, estamos comprometidos em viver e praticar o Bem.
A Morada é a comunhão plena do homem (criatura) com Deus (Criador). Santa Teresa de Jesus dedicou um livro sobre este assunto comparando a pessoa a um Castelo. A pessoa pode viver nos muros de sua existência ou na sala mais nobre onde Deus quer habitar. Tudo vai depender da tomada de consciência daquilo que realmente ela é. O pecado impede a relação com Deus. Quanto mais profundidade o homem coloca em seu viver, mais relação ele vai ter com Deus, consigo e com os seus semelhantes. Neste sentido percebemos a importância da oração que deve transformar nossas atitudes.
Devemos tomar consciência de nossa riqueza. Há um espaço profundo. A dignidade da alma é a divindade escondida que vai trazer-lhe a plenitude. O grande problema da humanidade é que ela se torna cada vez mais ignorante de sua própria realidade. O materialismo nos afasta da verdade revelada através do Espírito Santo em nós.
Depois do grande presente que Deus nos deu nesta capacidade de um profundo relacionamento com Ele, somos convidados a cultivar esta realidade entrando em nós mesmos. Sentindo-nos amados através da oração. Quanto mais nos comunicarmos com Deus, mais sabemos quem somos e assim teremos mais condições de transformar a realidade.
Jesus nos mostra que existe uma diferença entre a Paz que vem da nossa relação com Deus e a paz ilusória que o mundo oferece. A paz do Messias é a Paz vivida em plenitude. É também um desafio em relação ao despojamento que precisamos viver para alcançá-la. O mundo oferece uma paz transitória baseada no conforto material.
O Espírito Santo vem para nos ensinar o essencial. É o Mestre da Verdade. Nos ajuda na escolha do que é melhor para nós. Ele é o nosso Consolador, pois sempre nos recorda a presença do Ressuscitado no meio de nós. Não podemos nos perturbar nem temer porque o Senhor vai a nossa frente em relação à grande batalha da busca pelo bem.
A vivência do amor exigente nos traz alegria e serenidade. Quando estamos tentando concretizar a vontade de Deus em meio as nossas limitações, sentimos a Paz interior que o mundo desconhece.

Senhor Jesus, tu estás no meio de nós ontem, hoje e sempre.

Rio Grande, 20 de maio de 2019.

Visite meu blog: www.padregiribone.blogspot.com

"Deus nos ama acima de nossas limitações".
A Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina é uma comunidade de vida localizada na cidade de Rio Grande RS. Tem como carisma o Cultivo da Presença de Deus e a Efusão do Espírito Santo vividos na Oração e na Vida Fraterna. Somos um grupo de cristãos católicos que procuramos ajudar como missionários nos locais mais desprovidos de evangelização. Também temos como ideal ajudar os mais necessitados especialmente as crianças, os dependentes químicos e os encarcerados com suas famílias.

VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER PARTE DESTA OBRA!
1. Envie esta mensagem a todos os seus amigos...
2. Imprima esta mensagem para as pessoas que não tem acesso a Internet...
E NÃO SE ESQUEÇA:
1. Celebração Eucarística.
2. Sacramento da Reconciliação.
3. Adoração ao Santíssimo Sacramento.
4. Leitura Orante da Palavra de Deus.
5. Devoção a Virgem Santíssima.