sábado, 18 de maio de 2024
COMBATE AO CORONAVÍRUS

Vereadora Luci Alvino pede kit de tratamento precoce do Covid no SUS em Goioerê

25/03/2021
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

                              A vereadora Luci Alvino, juntamente com o vereador Fábio Plaza, teve aprovada indicação onde sugere que seja oferecido gratuitamente pelo sistema de saúde pública de Goioerê o kit de tratamento precoce contra o Coronavírus, durante a pandemia.

                              A indicação aprovada foi encaminhada ao prefeito Betinho Lima, junto com a indicação, um modelo de projeto de lei, onde “fica a Secretaria Municipal de Saúde responsável a disponibilizar gratuitamente kits de medicamentos para o tratamento precoce aos pacientes com sintomas da Covid-19, que possuam orientação médica com prescrição dos medicamentos como: hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, bromexina, nitazoxanida, zinco, vitamina D, anti-coagulantes e/ou outros fármacos que venham a ser liberados e preconizados pelo Ministério da Saúde”.
                              Conforme Luci Alvino, a medida busca possibilitar o alcance de todos, principalmente dos mais vulneráveis, a possibilidade de uso dos protocolos de tratamento precoce para COVID 19, hoje restrito àqueles que tem condições de arcar com os custos.
                              “O que se busca é, após o diagnóstico positivo, que se permita de forma rápida e menos custosa possível, que a pessoa tenha o direito de lançar mão do tratamento precoce, se assim entender, buscando uma evolução mais favorável da doença ainda nos primeiros dias, após os primeiros sintomas” – salientam os vereadores.
                              Luci Alvino pondera que a implantação do tratamento precoce de fato não é uma medida curativa específica de COVID-19, não existe isto ainda disponível no mundo. “O que existe, e temos que disponibilizar gratuitamente para a população são as medidas conhecidas e sim, com estudos científicos, que terão através de diferentes mecanismos ações favoráveis nas diversas fases da doença” - concluiu.