
A estudante Marybel Nascimento Bernardo, que concluiu o ensino fundamental em 2020 no Colégio Estadual Rancho Alegre D’Oeste, foi selecionada para o programa de intercâmbio “Ganhando o Mundo” e embarcará para a Nova Zelândia no segundo semestre deste ano, junto com outros 100 estudantes da rede estadual de ensino do Paraná, para uma temporada de seis meses.
A seleção, que tinha como critério avaliativo as notas e a frequência durante o ano letivo de 2020, ocorreu em duas etapas. Na primeira houve 399 inscrições, uma por município do Paraná. Na segunda fase foram classificados os 100 estudantes com maiores notas.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou a oportunidade de transformação da vida dos estudantes da rede pública. “É um programa que premia aqueles alunos que se dedicam aos estudos e que oferece uma oportunidade marcante na vida deles, que é passar um tempo estudando em outro país. É mais uma das transformações que aplicamos na educação do Paraná”, ressaltou.
.
INGLÊS E DESPESAS
.
Para preparar melhor os estudantes selecionados, um curso de inglês on-line será ofertado em parceria com as universidades estaduais vinculadas à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O curso vai acontecer ao longo deste primeiro semestre de 2021 em formato autoinstrutivo, baseado em desafios que consideram a perspectiva da aprendizagem por vivência social e cultural. O curso tem, ao todo, seis módulos de 40 horas cada um, totalizando 240 horas.
Os gastos com a documentação necessária para a viagem e itens essenciais durante o semestre letivo no exterior serão custeados pela Secretaria da Educação e do Esporte. Os custos incluem emissão de passaportes e vistos, exames médicos e vacinas, passagens aéreas e terrestres, transporte, hospedagem, seguro viagem e saúde, além das despesas vinculadas à parte acadêmica, como taxa de matrícula, tradução juramentada da documentação escolar, mensalidade da escola, material didático e uniforme.
O intercambista também receberá uma ajuda de custo mensal de R$ 800. Serão seis parcelas da bolsa-intercâmbio, sendo a primeira (bolsa-instalação) para cobrir despesas iniciais na chegada, e as demais repassadas mês a mês.