quinta-feira, 25 de abril de 2024
25 CASOS NO TOTAL

Goioerê teve três novos casos de AIDS este ano

21/05/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

                                    Nos primeiros quatro meses do ano foram registrados três casos de AIDS em Goioerê, sinal de que a doença avança e que as pessoas estão deixando de se prevenir contra a AIDS, que não tem cura.

                                   Ao todo há 25 casos de AIDS em Goioerê, ou 25pessoas em tratamento da doença, sendo 20 masculinos e 5 femininos.
                                   O número de pessoas infectadas pode ser bem maior, uma vez que muitas pessoas estão com o vírus, mas como a doença não se manifestou, elas sequer sabem que estão infectadas e podem estar transmitindo o vírus para ouras pessoas.
                                   O vírus da AIDS é transmitido através de relações sexuais não protegidas, sem o uso de preservativos, e compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas com sangue, o que é comum em usuários de drogas. A doença ataca as defesas do organismo, levando à morte.
                                   A melhor maneira de prevenção da AIDS é sexo seguro, como uso de preservativos, e não compartilhar agulhas e seringas.
                                   A Secretaria de Saúde de Goioerê oferece o teste rápido, que permite a detecção precoce da doença, e acesso ao tratamento gratuito que é realizado com medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde, que controlam o avanço do vírus, tudo dentro de grande sigilo. Nas unidades de saúde também há distribuição gratuita de preservativos.