quinta-feira, 28 de março de 2024
CRÔNICA

Uma leitura atual do Salmo 2

20/05/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista

Este salmo apesar de não haver declarado autoria, ele é reconhecido como sendo de Davi. O capítulo 4 , versículo 25 do livro de Atos, nos informa isto: “Que disseste pela boca de Davi, teu servo: Por que bramaram os gentios, e os povos pensaram coisas vãs?” este é o primeiro versículo do Salmo 2.
Esta poesia escrita há quase 1400 anos se mantém com a mesma atualidade de sua época. Aqui o rei Davi inicia perguntando por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs? Se olharmos ao nosso redor veremos que as pessoas e muitos povos mostram grande rebeldia para a Palavra do Senhor, ainda na comemoração da Ressurreição do Senhor no Sri Lanka um ataque em larga escala nas igrejas cristãs matou centenas de pessoas. A descrença em relação ao amor e ao poder de Deus, em especial quanto a Jesus, mostra-se com grande resistência em diversos lugares.
Mesmo aqui em nosso País muitos buscam em outros deuses por não acreditarem que Jesus é realmente vivo e tem grande amor por todos nós. Da mesma forma que alguns Países, em suas ideologias buscam desacreditar e não permitir o culto cristão, ensinando que esta prática é nociva a vida das pessoas. E colocam em seu lugar a adoração pelo ditador, ou pelo rei.
Afirmam também que consideram a Palavra de Deus como algemas e laços que precisam ser rompidos. Muitos lares de nosso País têm sua devoção em diversas coisas que são consideradas como deuses, e depois não conseguem entender por que suas casas estão desmoronando perante o mundo.
A violência aumenta, a destruição dos lares também segue a mesma tendência, porque não há ensinamento de Deus. E o pior é que não entendem que o próprio pecado é escravizador, como ensina o apóstolo Pedro em segunda carta, capítulo 2, versículos 17 a 22: “Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva. Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro,
prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo. Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama”. A palavra do apóstolo Pedro é dura, mas é um retrato fiel das coisas que vem acontecendo em todo mundo sem distinção. A corrupção aumenta e cresce a níveis que beiram o insuportável, as famílias destroem-se pelo uso do álcool e das drogas, e ensinam a mesma prática aos filhos.
Mas o versículo 11 do salmo nos traz um alerta: “servi ao Senhor com temor e alegrai-vos nele com tremor”. Jesus recebeu com sua ressurreição toda autoridade do Pai, e esta autoridade é sobre todos os povos, pois ele é o Rei eterno sobre todos. Ele vem para julgar os povos, mas vem também para oferecer refúgio a todo aquele que o buscar, e sob esse refúgio encontram paz e descanso do Salvador. Mas para estarmos sob esse Senhor é necessário que o obedeçamos e cumpramos com suas Palavra. Ele é em primeiro lugar Deus de amor, mas é também o julgador de todos, e sua palavra é fiel e verdadeira. E mesmo aqueles que não querem confessá-lo, terão de dobrar o joelho no final dos tempos, como está escrito em Filipenses capítulo 2, versículo 10 e 11: “para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho, dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai”.
Ora é melhor então obedecer agora para não ser forçado depois a reconhecer a autoridade de Jesus e receber o castigo que está proposto a todos que não o adorarem. É melhor adorar e reconhecer agora a soberania de Jesus e ter a salvação e viver a eternidade, que desobedecer e viver na desobediência e depois morrer a eternidade. Shalom.