
Os golpistas estão aprimorando as estratégias para roubar contas de whatsapp e depois pedir dinheiro para os contatos das vítimas.
A nova modalidade de golpe começa com uma chamada telefônica, onde uma mulher usando bom linguajar se identifica como sendo de um instituto de pesquisa e faz várias perguntas sobre o comportamento da vítima durante a pandemia.
Depois que as perguntas, todas bem formuladas, são respondidas, a mulher diz que para que a pesquisa possa ser lançada no sistema, a vítima precisa informar um código de seis dígitos enviado via SMS.
Ao enviar esse código, a vítima fica sem o seu whatsapp, que é instalado no celular do golpista. Na mensagem de SMS está escrito que o Whatsapp foi instalado em outro aparelho, mas em inglês, e a maioria das pessoas não consegue traduzir.
Pelo menos quatro pessoas de Goioerê entraram em contato com o Goionews e destes apenas um enviou o código e perdeu a conta do Whatsapp. Os golpistas chegaram a pedir dinheiro a seus contatos, mas até o momento ninguém depositou.