
O aplicativo de whatsapp de um conhecido político paranaense, com contatos em Goioerê, foi clonado e a partir dele várias contas de whatsapp de goioerenses foram também clonadas, e os pedidos de dinheiro se disseminaram entre os contatos dessas pessoas.
A partir do telefone celular do político, foi enviada uma mensagem que dizia: “Estamos realizando um sorteio, para participar responda ok”.
Logo após a pessoa concordar com o sorteio, chega uma mensagem via SMS, com um código de seis números. Em seguida chega outra mensagem whatsapp do político, pedindo para enviar o código, para “conclusão da inscrição no sorteio.
Ocorre que tal código era para transferir a conta de Whatsapp de um celular para outro aparelho. Isso está escrito em uma mensagem em inglês. Ao ser repassado, permitiu que os golpistas clonassem também os celulares de quem recebeu a mensagem.
Em Goioerê pelo menos duas pessoas enviaram o código e tiveram os celulares clonados. Seus contatos passaram a receber pedido de dinheiro. Pelo menos duas pessoas depositaram dinheiro.
A recomendação nesses casos é nunca repassar códigos que não tenham sido solicitados pelo próprio dono do celular, uma vez que quase sempre é golpe.