quinta-feira, 28 de março de 2024
BALANÇO - GOIOERÊ

Incentivo ao empreendedorismo marcou Indústria e Comércio

04/12/2020
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

                               Uma série de ações de incentivo ao empreendedorismo e de fortalecimento às empresas locais marcaram a atuação da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Goioerê nos últimos quatro anos, que teve forte atuação em propostas de geração de emprego e renda.

Uma das ações importantes foi a parceria com o Banco Fomento, que viabilizou financiamentos da ordem de R$ 2,2 milhões para pequenos empresários de Goioerê, auxiliando no desenvolvimento de empresas.
Através da Sala do Empreendedor foram formalizados 899 microempresas individuais (MEIs). Foram realizadas 400 consultorias e mais de 7.000 atendimentos para os pequenos empreendedores. Os cursos e treinamentos na área atraíram mais de 2.200 pessoas, sendo um grande incentivo ao empreendedorismo. E agora a Sala do Empreendedor é Digital e não é mais o deslocamento físico para acessá-la. Vale lembrar que a Sala do Empreendedor recebeu por dois anos consecutivos o Selo Ouro de atendimento. Também houve a realização do Feirão do MEI.
.
OUTRAS AÇÕES
.
Outra ação importante foi o programa Compro Daqui, que tem o objetivo de incentivar as empresas do município a se prepararem e se capacitarem para vender para órgãos públicos, em especial para a Prefeitura.
A Agência do Trabalhador de Goioerê atendeu a milhares de trabalhadores no encaminhamento para o emprego, na liberação de seguro desemprego, entre outras ações. Foram 1.554 pessoas que conseguiram emprego através da Agência, que atendeu a mais de 2.700 pessoas.
A Escola do Trabalhador ofereceu dezenas de cursos, workshops e palestras, atendendo a mais de 2.600 pessoas, sendo mais de 600 em eventos específicos para mulheres.
Na área de inovação Goioerê foi pioneira na região, não apenas com a legislação pertinente, mas também com a realização de eventos, como o Inovagoio, que teve a sua primeira edição presencial, em 2019, sendo um grande sucesso, e em 2020 teve a edição virtual, também com grande participação.
Nos últimos quatro anos também foram modernizadas e atualizadas as legislações que tratam do empreendedorismo e incentivo à atração de empresas, sendo a principal delas a que autoriza o desenvolvimento do programa Avança Goioerê, com incentivos para empresas.
.
TURISMO
.
A área do turismo também foi dinamizada nos últimos quatro anos, com a realização de eventos inéditos no município, como a Caminhada da Natureza, City-Tour pela cidade de Goioerê, com visitas a pontos com potencial turístico, incentivo ao turismo religioso, como a Rota da Fé, entre outros.