O Polo UAB de Goioerê estará recebendo em sua sede mais de 60 novos alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharel em Letras/ Libras, ofertado pela Unioeste, para a aula inaugural que será realizada na sexta-feira, 17, a partir das 19 horas. Está sendo uma grande expectativa em relação a este evento, pois é a primeira vez que este curso e Universidade vem para o Polo de Goioerê.
O vestibular foi realizado em dezembro de 2018, as matrículas foram feitas no polo, onde os candidatos trouxeram os documentos e enviamos para a Universidade, a Coordenadora Angela Martini teve uma reunião na sede da Unioeste com a Coordenadora Professora Doutora Beatriz Helena Dal Molin, a qual foram debatidos vários assuntos, sobre o curso, depois tiveram orientações em relação a aula inaugural.
São dois cursos muito importantes, licenciatura o aluno sairá com o diploma de professor em Libras, poderá atuar como professor em sala de aula, e o Bacharel como Interprete/Tradutor. Todos os alunos dos dois cursos estão convocados a participar da Aula Inaugural na sexta-feira.
.
LIBRAS
.
A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - é a língua materna dos surdos brasileiros. Foi assim denominada durante a Assembleia convocada pela FENEIS, Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, em outubro de 1993. Desde então, a Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 reconhece e oficializa a Libras. Já o Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005 regulamenta a referida lei e mantém a denominação conforme descrito no art. 1º que diz, "é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados".
Ainda o mesmo Decreto e art., define a Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, como sendo a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Assim, a Libras adquire o status de primeira Língua da comunidade surda e a Língua portuguesa torna-se a segunda.