quarta-feira, 15 de maio de 2024
GOIOERÊ EM ALERTA

Umuarama tem 60 casos de Covid e duas mortes. Região tem pior momento desde início da pandemia

20/11/2020
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

                          A pandemia de Coronavírus tem o seu pior momento na região desde que foram registrados os primeiros casos no mês de março. Em Umuarama foram registrados 60 casos positivos de Covid-19 e duas mortes na quinta-feira. Na região de Campo Mourão os casos já passam de 5.000 e houve 127 mortes.

Esses dados alarmantes na região ligam o sinal de alerta em Goioerê, onde a situação não é tão grave, mas a derivação é quase inevitável se a população não adotar medidas de precaução.
Para se ter ideia, os números explodiram de tal maneira que em Campo Mourão, por exemplo, 40% dos exames realizados estão testando positivo para coronavírus. Antes disso, no auge da pandemia, entre junho e julho, o índice de testagem positiva foi 39,2%, segundo o chefe da Regional de Saúde, Eurivelton Wagner Siqueira.
“A curva que tinha reduzido porque a população estava se cuidando, mas se intensificou agora. Isso que estamos ‘colhendo’ hoje é de Finados. O ‘resultado’ da eleição vai ser a partir da semana que vem”, prevê.
Outra preocupação é com o crescimento da taxa de ocupação de leitos que cresceu. Além disso está havendo o agravamento de outras comorbidades de pacientes que devido ao medo ficaram em casa sem procurar atendimento de saúde e estão chegando em estado grave ao Sistema de Saúde para atendimento. Tanto a UTI da Santa Casa de Campo Mourão como a de Goioerê estão com lotação máxima.
A Regional de Saúde encaminhou nota técnica aos municípios na tarde desta quinta orientando para que resgatem todas as orientações de prevenção adotadas no início da pandemia seguindo decretos governamentais com restrições como isolamento social, monitoramento mais intenso, testagens o mais rápido possível, e detecção precoce para isolamento de quem está contaminado. (Goionews – com Tribuna do Interior e O Bem Dito).