EM ARAPONGAS
A testosterona é um hormônio presente no corpo humano. Nos homens, ela é produzida pelos testículos e nas mulheres pelos ovários, mas a glândula suprarrenal também secreta o hormônio para ambos.
A testosterona baixa costuma provocar alterações corporais, tanto nos homens quanto nas mulheres, por esse motivo é importante saber quais são os sintomas, assim como o tratamento mais adequado e as causas que desencadeiam a condição.
Qual o papel da testosterona no corpo de homens e mulheres?
A testosterona é responsável por muitas funções no corpo humano. Nos homens, ela contribui com o desenvolvimento de órgãos reprodutivos, como pênis e os testículos, ainda na barriga da mãe. Na puberdade, a testosterona suporta o processo de crescimento, aprofundamento da voz e o crescimento de pelos corporais, como nas axilas, rostos e também na região pubiana, além da produção de espermatozoides.
Já nas mulheres ela ajuda a secretar hormônios importantes para regular o ciclo menstrual e para ambos os sexos ela estimula o desejo sexual e a produção de glóbulos vermelhos.
O auge da sua produção acontece na puberdade, mas os níveis começam a diminuir gradativamente, especialmente após os 30 anos. Independente do processo natural, não é incomum que aconteça um desequilíbrio do hormônio, resultando na testosterona baixa. A questão é que a alteração costuma trazer impactos significativos para o organismo.
A testosterona baixa no corpo masculino pode ser causada por inúmeros motivos, e os mais comuns envolvem:
Hipogonadismo secundário
Envelhecimento
Obesidade
Estresse
Depressão e ansiedade
Diminuição da libido
Anorgasmia
Ganho de peso
Osteoporose
Dificuldade de ereção
Redução no volume de sêmen
Fadiga
Perda de massa muscular
Aumento da gordura corporal
Mudanças de humor
EM ARAPONGAS
NA REDE RECORD
NORTE DO PARANÁ
GOIOERÊ