
O governador Ratinho Junior assinou decreto que transfere a cadeia pública de Goioerê para gestão plena do Depen – Departamento Penitenciário -, tirando-a da custódia da Polícia Civil. Atualmente a cadeia de Goioerê é um presídio feminino regional.
Na prática essa gestão já estava acontecendo, mas agora, coma gestão plena, todas as atividades ficam à cargo dos agentes penitenciários lotados em Goioerê.
Além da cadeia de Goioerê, outras 40 prisões provisórias deixaram a custódia da Polícia Civil e passaram à gestão plena do Depen no Paraná.
Nas localidades em que não haja possibilidade de transferência imediata dos imóveis, ambas (Polícia Civil e Depen) permanecerão no mesmo prédio, mas ele deverá ter entradas distintas e estruturas físicas independentes.
A Secretaria da Segurança Pública vai disciplinar a destinação dos presos que forem autuados em flagrante delito, bem como os que forem capturados em cumprimento de ordem judicial, sendo vedada a manutenção de pessoas em celas temporárias por prazo superior ao necessário para a conclusão dos procedimentos das autoridades policiais. (Goionews – com AEN).