sábado, 20 de abril de 2024
EDUCAÇÃO – QUARTO CENTENÁRIO

Dia mundial da alimentação saudável foi comemorado em Quarto Centenário

28/10/2020
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

                                 O Dia Mundial da Alimentação Saudável foi celebrado em 16 de outubro e como acontece a vários anos, a rede municipal de ensino em Quarto Centenário desenvolveu trabalhos pedagógicos diversos envolvendo a educação e reeducação alimentar dos cerca de 600 alunos dos cmeis, escolas municipais e projeto contraturno.

                                 A ação que tem a frente a Secretaria Municipal da Educação tem parceria junto a Secretaria da Saúde e em um trabalho conjunto entre as nutricionistas Sandra Bessani responsável pelo Programa Municipal de Alimentação Escolar e Neide Oliveira da Secretaria da Saúde, diversas atividades foram desenvolvidas envolvendo professores, diretores, merendeiras, famílias e produtores rurais da agricultura familiar.
                                 O objetivo desta ação, que já faz parte do calendário de ações do Município, é desenvolver ações que visem despertar e fortalecer os hábitos alimentares saudáveis nas crianças e suas famílias. Foram desenvolvidos diversos tipos de atividades sempre em torno da importância de se adotar o hábito da alimentação saudável e sobre a conscientização de sua importância para a manutenção da boa saúde.
                                 Mesmo com as aulas presenciais interrompidas por conta da pandemia, o trabalho envolvendo o tema foi desenvolvido em casa com as famílias que tiveram orientação dos professores por meio de vídeos e receitas que foram replicadas com a participação das crianças.
                                 A Secretaria de Educação disponibilizou a entrega domiciliar de kits de produtos saudáveis como verduras, frutas, polpa de frutas, pão de cenoura e temperos naturais adquiridos diretamente dos produtores rurais credenciados para o fornecimento e as redes sociais dos estabelecimentos de ensino foram tomadas por fotos e vídeos das ações desenvolvidas pelas famílias nas casas, demonstrando um alto grau de envolvimento dos alunos na ação.
                                 “Nós temos uma atenção bastante especial para a questão alimentar dos alunos dentro dos espaços escolares e independentemente da comemoração do Dia Mundial da Alimentação Saudável, a oferta de uma alimentação de qualidade e que garanta as necessidades nutricionais dos alunos, sempre foi um ponto forte no Município que tem investido bastante no Programa de Alimentação Escolar. Esse trabalho envolvendo nossos alunos, professores, merendeiras, nutricionistas e agricultores tem impactos bastante positivos na saúde de todos e mesmo neste momento atípico que estamos atravessando, por meio das parcerias conseguimos desenvolver ações importantes para que os hábitos alimentares saudáveis, principalmente das crianças, não sejam esquecidos”, finalizou a Secretaria de Educação Alice Miyashita.