
Durante coletiva de imprensa realizada na manhã de quinta-feira, 20, na Santa Casa de Goioerê, o médico Erasmo Fuck, intensivista da UTI do hospital da entidade, apresentou os resultados do tratamento com transfusão de plasma aplicado em cinco pacientes diagnosticados com Covid-19.
O tratamento é inédito na região e consiste na transfusão de plasma de pacientes já curados do Coronavírus em pacientes diagnosticados com a doença, injetando anticorpos.
Conforme o médico, foi ele quem teve a iniciativa de propor à diretoria da Santa Casa o tratamento precoce dos pacientes com plasma. “Com cerca de 12 horas os pacientes começaram a apresentar melhoras” – afirmou.
Ainda de acordo com o médico, dos 6 pacientes internados naquele momento, cinco deles receberam o tratamento com plasma, sendo que todos tiveram evolução de recuperação significativa.
“Estamos felizes e acreditando estar no caminho certo”, frisou. Na tarde de quinta-feira, dois pacientes – pai e filho – tiveram alta da UTI. Ambos receberam o tratamento com plasma.
O médico explicou que o plasma usado em Goioerê veio de Curitiba e que a continuidade do tratamento vai depender da disponibilidade do produto. (Foto Gazeta Regional).