quinta-feira, 28 de março de 2024
LUTO NA CIÊNCIA

Faleceu o Prof Argüello, Fundador do Curso de Licenciatura Plena em Ciências da UEM em Goioerê

10/08/2020
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

                            Faleceu neste domingo, 9, o professor Carlos Arguello, cientista que colaborou na elaboração dos fundamentos do curso de Licenciatura Plena em Ciências, que junto com o curso de Engenharia Têxtil, foi a base de criação do Campus Regional de Goioerê da UEM em Goioerê.

                            No início dos anos 90, o Professor Arguelo veio a Goioerê algumas vezes, para discutir o projeto pedagógico do curso de Ciências
.
HOMENAGEM DA UEM
.
                            Docente aposentado da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Físico, Astrônomo e Argentino (que desde 1962 residia no Brasil). Este era o Prof. Dr. Carlos Alfredo Argüello que veio a falecer neste dia XX/08/2020 e, por conta disso, infelizmente se coloca a necessidade desta nota de pesar que, antes de tudo, almeja (i) celebrar e reconhecer a sua atuação frutífera em prol da Ciência no Brasil, (ii) demarcar nossos agradecimentos em relação aos seus feitos e (iii) estabelecer nossa solidariedade em relação a sua família.
Como um dos fundadores da UNICAMP e como diretor do Instituo de Física desta instituição, o Prof. Argüello edificou em 1982 – conjuntamente com outros instituidores – o Museu Dinâmico de Ciências de Campinas (MDCC). Durante sua trajetória profissional, o exímio estudioso trabalhou com figuras indeléveis à Ciência Nacional, tais como Paulo Freire e César Lattes. Diante disso e exemplificadamente, devemos lembrar que o Curso de Licenciatura Plena em Ciências, implantado no Campus Regional de Goioerê no ano 1992, teve a sua proposta pedagógica debatida e construída por Paulo Freire e pelo memorável pesquisador que hoje homenageamos.
O Prof. Argüello, como era conhecido na comunidade acadêmica e carinhosamente tratado por seus pares, disseminou algumas sementes na UEM. Seja através da feitura da proposta pedagógica supracitada, seja por meio de sua passagem nesta universidade, entre os anos de 2001 e 2002, na condição de professor visitante.
O respeitado professor foi, reconhecidamente, um grande pesquisador e educador em nosso país (por exemplo, em determinado momento de sua carreira – de modo original e audacioso –, chegou a estudar como quarenta etnias indígenas brasileiras viam o céu, dimensionando assim, diferentes compreensões acerca deste advento natural milenarmente alvo da curiosidade humana).
Do mesmo modo que se dedicou ao desenvolvimento da Física e da Astronomia em nível nacional ele se compeliu, inclusive, do fortalecimento da Ciência em escala mundial. Nesta direção, destacam-se: a) a assessoria prestada pelo Prof. Argüello ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-ONU) e à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO-ONU); b) a sua morada no Continente Africano onde realizou muitos projetos colaborativos vinculados à construção de uma proposta curricular de Ciências.; c) e, por fim, o seu trabalho como professor visitante da Universidade do Sul da California (USC/E.U.A.) entre os anos de 1967 a 1969. (UEM).