sexta-feira, 26 de abril de 2024
PSICOLOGIA EM FOCO

COMO COLOCAR LIMITES NA PRÉ- ADOLESCÊNCIA

01/08/2020
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Você nunca teve dificuldade para impor limites no seu filho, até que a pré-adolescência chega e, com ela, um milhão de questionamentos. Não basta mais dizer qual é a regra (e a consequência caso ela não seja cumprida), tem que explicar os motivos. Quase sempre, dezenas de vezes. Dá vontade de apelar para o bom e velho clichê "quem manda aqui sou eu!" e pronto, mas você sabe que a chance de funcionar é bem menor.
Muitas vezes a dificuldade de impor limites ocorre também na primeira infância. Ensinar conceitos éticos e questões relacionadas ao respeito é muito importante em todas as fases, mas, sem dúvida, a pré-adolescência é mais desafiadora. O jovem ganha independência, se identifica com o grupo de amigos, não acredita mais passivamente em tudo que os pais falam e o poder de argumentação aumenta porque, cognitivamente, ele está mais desenvolvido quando comparado à infância. Por outro lado, o pré-adolescente ainda é muito impulsivo, tem uma tendência a tomar decisões precipitadas e baixa capacidade de avaliar riscos.
Os pais terão que oferecer mais “conteúdo”, justificar melhor os motivos das regras, pois o filho nessa fase vai argumentar muito mais, vai solicitar os motivos e vai questionar um milhão de vezes, certamente .
Sou a favor da consequência lógica pelo comportamento errado. Chegou depois do horário combinado, perde regalias, por exemplo. Brigou na escola, perde a festa do final de semana, e por aí vai.
Todos nós funcionamos com reformadores positivos. Você trabalha o mês inteiro para receber o seu salário, faz algo interessante para receber um elogio, come a salada para ganhar a sobremesa, e isso é algo natural. Todos os mamíferos, por exemplo, respondem positivamente a reformadores.
As regras devem ser claras e debatidas anteriormente. Quando o jovem conhece as regras do jogo, fica muito mais fácil dele aceitá-las e de respeitá-las.

Fonte:
https://blogs.oglobo.globo.com/mae-de-tween/post/como-colocar-limites-durante-pre-adolescencia.html

Camila Lemes Alves
Psicóloga Clínica e Organizacional
Hipnose Clínica
CRP 08/12747
(44) 999706876