
A chuva acompanhada de fortes ventos e granizo na tarde dessa terça-feira (30) deixou um rastro de destruição em Ubiratã, cidade pertencente à Comcam. De acordo com o prefeito do município, Haroldo Fernandes Duarte, que é presidente da Comcam, a tempestade atingiu cerca de 75% da cidade. “Nosso município foi assolado por um vendaval”, lamentou Baco, como é mais conhecido o prefeito.
De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), os ventos atingiram 114 km/h em Ubiratã. Pelo menos 10 bairros foram atingidos. O maior estrago foi registrado na Vila Recife. Casas e barracões foram destelhados e árvores arrancadas inteiras pelas raízes. “A Vila Recife foi o foco central deste vendaval. Gostaria de dizer à população que ninguém vai ficar desamparado”, disse Baco.
Dois homens ficaram feridos após o telhado de uma residência cair sobre eles. Segundo dados preliminares da prefeitura, mais de 4 mil pessoas foram diretamente afetadas pelo temporal e estão sem o fornecimento de energia elétrica e água. Baco informou que a prefeitura juntamente com a Defesa Civil está fazendo o cadastramento dos moradores que precisam de ajuda.
“Estamos tomando todas as providências para atender a população. Peço que mantenham a calma. Sei que é difícil. Mas que todos se cuidem. Se precisarem de apoio para ficar lotado em algum lugar, vamos ter esta disponibilidade. O momento é de compreensão e calma”, pediu Baco.
O município serviu hoje, no almoço, cerca de 1 mil refeições para a população atingida. O coordenador da Defesa Civil de Ubiratã, Marcos Retamiro, comentou que a Defesa Civil já fez um plano de contingência para atender as famílias atingidas pelo temporal. Ele informou que o abrigo para quem precisar foi montado no Ginásio de Esportes.
“Equipes de serviços urbanos, social, e saúde estão fazendo um levantamento mais detalhado das áreas afetadas e fazendo o cadastramento das pessoas atingidas”, ressaltou. Segundo ele, o município divulgará nas próximas horas um balanço completo dos estragos.
O prefeito da cidade deverá decretar calamidade pública. Baco agradeceu a solidariedade de municípios vizinhos que estão oferecendo ajuda. “Os municípios circunvizinhos estão nos ligando oferecendo materiais. Toda doação será centralizada no ginásio de esportes para distribuição à população atingida”, informou.
Várias cidades da região foram atingidas pelo temporal. Estragos foram registrados também nos municípios de Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campo Mourão, Campina da Lagoa, Goioerê, Janiópolis, Roncador, Luiziana, entre outras. (Tribuna do Interior).