
O novo coronavírus trouxe uma realidade inédita para os brasileiros, o isolamento social. Ficar em casa, sem encontrar os amigos, ou visitar os avós, sem ir ao trabalho, ao cinema ou ao show é uma medida considera urgente e necessária pela saúde pública, para conter o pico da epidemia que atinge o Brasil e o mundo. Nestes dias, o importante é cumprir as regras cuidar para que a mudança temporária do comportamento social não abra espaço para pensamentos negativos crescerem, assim como a angústia. Para isso é importante saber organizar a rotina durante os dias em casa, cultivando e transmitindo para quem está próximo pensamentos responsáveis e otimistas.
Redes sociais
Neste momento o uso excessivo das redes sociais pode ser angustiante. É preciso ter cuidado e medir o tempo para não fazer uso das mídias de forma obsessiva, com o consumo exagerado de conteúdo informativo, mas também de fake news que propagam o pânico. Como estratégia para o equilíbrio psicológico, a escolha de uma fonte de informação que seja segura e um horário limitado do dia para ser dedicado às notícias focadas na epidemia. Nesses dias de reclusão, é preciso observar também os relacionamentos. Conversas pessimistas que provocam sentimentos depressivos não são as melhores escolhas neste momento.
Estamos juntos
Ideias negativas, que trazem medo e muita apreensão são comparadas a gatilhos tóxicos que desencadeiam pensamentos que não são bons. Elas podem ser combatidas com a ideia de que estamos todos juntos. Neste momento ficar em casa pode ser visto como privilégio. Praticar a empatia pode ser um bom remédio.
Organize sua rotina
Uma boa estratégia para cuidar da saúde mental é planejar uma rotina, já que ter um hábito regular traz equilíbrio emocional. Para aqueles que não podem trabalhar é hora de aproveitar o tempo livre para organizar a casa, se exercitar, praticar o relacionamento familiar ou mesmo desenvolver atividades que tragam prazer, o ócio criativo, e o mais importante, tendo sempre em mente que não estamos sozinhos, mas junto com todo o país e com vários países do mundo. "Se ainda assim você se sente angustiado não hesite em buscar ajuda".
Saiba como proteger a saúde mental em tempos de coronavirus
1) Cuidado com o excesso de informações
Tente não ficar conectado o tempo tudo, isso pode fazer a ansiedade crescer.
2) Cuide do corpo
Tente praticar exercícios físicos e manter a alimentação saudável. Evite os exageros.
3) Faça coisas que gosta
Ouvir música, um curso online, ler um livro, assistir filmes.
4) Pratique a resiliência
Olhe a situação de forma realista, sem pânico. Tente perceber o que pode aprender.
5) Aproveite para colocar coisas pessoais em ordem
6) Estabeleça uma rotina
Tente fazer as coisas no mesmo horário, como o trabalho e autocuidados
7) Se conecte com pessoas
8) Peça ajuda se precisar
Se perceber que está sobrecarregado, ansioso ou depressivo busque ajuda com o médico, psicólogo, familiares e também junto ao Centro de Valorização da Vida (CVV) ligando para o número 188.
Fonte:
https://www.revistaencontro.com.br/canal/comportamento/2020/03/veja-como-manter-a-saude-mental-em-meio-a-pandemia-de-covid-19.html
Camila Lemes Alves
Psicóloga Clínica e Organizacional
Hipnose Clínica
CRP 08/12747
(44) 999706876