quarta-feira, 16 de julho de 2025
PAPO SÉRIO

ENCARE A CRISE COMO OPORTUNIDADE

02/05/2020
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

“ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum,
porque tu estás comigo...”(Sl 23:4)


Talvez a palavra “crise” seja a que melhor descreva os nossos dias. Várias as facetas da crise: existencial, econômica, emocional, espiritual, familiar, moral, e agora mais que nunca na saúde.
A crise pode ser definida como uma fase de perda, ou uma fase de substituições rápidas, em que se pode colocar em questão o equilíbrio da pessoa. Toma-se, então, muito importante a atitude e comportamento da pessoa face aos momentos como este.
No sermão profético, Jesus falou sobre a crise do amor de muitos que se esfriaria. Paulo falou sobre a crise moral que seria intensificada devido a corrupção. Segundo os especialistas, vivemos uma crise que podemos chamar de psicossomática. Afirmam que a depressão é a doença do século.
A crise serve para mostrar os verdadeiramente comprometidos. Aqueles que são firmes em suas convicções mostrarão isso nas horas difíceis. Por outro lado, os duvidosos, volúveis e enganosos não suportarão e sucumbirão. A Bíblia diz: “Se te mostrares frouxo no dia da angústia, tua força será pequena” (Pv 24:10)
Preciso aprender uma coisa, não há nenhum momento melhor para se fortalecer, amadurecer e crescer do que em tempos de crise. A palavra crise do grego vem de crisol, que significa o processo do ouro quando passa pela purificação, que nada mais é do que ser colocado no fogo, onde tira-se todas as impurezas e sai do outro lado crisolado. Traduzindo: Crise serve para tirar o pior que há em nós e deixar o melhor. Por isso não te desesperes, não te amedrontes, fique firme que toda crise passa. Jesus deu a dica, ao dizer: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16:33). Ele quer dizer: Você também vencerá.

Um forte abraço a todos
LUCI ALVINO KNIPHOFF DA SILVEIRA – Líder da Universidade da Família e Coach