sexta-feira, 29 de março de 2024
MOMENTO SALUTE

Você é Protetor ou Protegido?

20/04/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Uma das primeiras coisas que observo ao atender alguém, seja sozinho ou acompanhado, é perceber em qual cadeira ele se senta no meu consultório. Se na da esquerda, perto da parede, ou na da direita.
- "Ah, Rodrigo, vai me dizer que tem influência? Tem um sentido biológico até pra isso?"
Ow yes, baby! Temos!
Em qualquer dinâmica relacional; casais, mae-filho(a), pai-filho(a) existe uma relação "Protetor/Protegido". Naturalmente, os "filhotes"e as "femeas" são os protegidos. Já os "machos alfa" são os protetores.
Isso remete aos primórdios da humanidade, quando habitavamos cavernas, tocas e tínhamos muitos predadores em nossa espreita.
O protetor coloca seus protegidos em local seguro. No fundo da caverna ou em seu lado mais fraco. Ele vai por seus protegidos do seu lado não dominante. Deixando o braço mais forte livre para defende-los em caso de um ataque.
Ok, lindo, mas estamos em 2019, não temos mais predadores vorazes prontos para nos atacar, mas nosso cérebro não entende dessa forma. Ele mantém o padrão até hoje. É biológico!
Entenda que isto não tem nada a ver com machismo ou ideologia de gênero, a natureza projetou o homem com mais força física. Nada mais lógico do que as coisas funcionarem dessa forma.
"Tá certo, mas e daí? Qual relação disso com sua consulta?"
Um casal onde a mulher já coloca o marido do lado protegido, um filho que se senta no lugar do protetor. Pode indicar algum desgaste e desequilíbrio na dinâmica da relação.
A mulher pode ser a protetora em alguns momentos, mas se ela se percebe o tempo todo nessa função, vai haver uma sobrecarga, chega um ponto em que ela nao aguenta, é muita pressão, daí vem os sintomas: dores, tensão nervosa, enxaqueca, etc. O homem que se comporta como protegido pode desenvolver uma baixa de testosterona, tem menos atitude, pode se tornar um frustrado e também ter sintomas. O ideal é buscar o equilíbrio nessa relação.
Como é a sua dinâmica? Entendam. O protetor deita-se sempre mais perto da porta. O protetor, ao andar na rua, joga os protegidos para o lado mais seguro.
Percebe que a relação está "trocada"? Tente mudar a posição. Já é um começo.
Rodrigo Carvalho
Salute Instituto de Terapias Avançadas
44 99906 1700