sexta-feira, 29 de março de 2024
PAPO SÉRIO

FUTURO INCERTO

20/04/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

“Não andeis ansiosos com coisa alguma…”Fil. 4.6
Ansiedade é a capacidade que só o ser humano tem de ocupar-se do seu futuro, de um futuro que não pode ser garantido. Nem sabemos se vai ser da forma que imaginamos, mas já pensamos e assumimos como verdadeiro. Ela é uma das marcas do modo como vivemos a vida nos dias de hoje, medo e angústia se misturam , e aí começam as projeções mentais que fazemos quando damos por certa uma situação que não gostaríamos de enfrentar. Vamos analisar 04 lições que devemos saber sobre ansiedade:
1. Ansiedade é um excesso. Deus quando nos criou, colocou alguma ansiedade em nós. Isso, até determinado ponto, é algo bom, pois desta forma nós assumimos uma postura de cautela para não nos machucarmos. A partir de um determinado ponto, a ansiedade faz estrago, porque paralisa e impede a nossa tomada de decisão. A vida vira um jogo de xadrez terrível que você não pode mexer uma peça sem pensar em todos os desdobramentos que o movimento trará. No excesso da ansiedade nossa identidade fica prejudicada porque não temos coragem de ser verdadeiros.
2. Ansiedade é um problema e impõe vários prejuízos graves: Traz cansaço, pois a pessoa que fica projetando o futuro, fazendo desdobramentos e pensando nas possibilidade do que pode acontecer. A mente não pára, é a síndrome de pensamento acelerado. Traz compulsão. A pessoa ansiosa tende a comer demais. Traz depressão. A pessoa ansiosa projeta inúmeras possibilidades futuras de prejuízo e sofrimento e a depressão entra por essa porta.

3. Ansiedade é um engano. Ela é tão malandra que consegue convencer você que, se você se preocupar bastante, isso vai te ajudar. Então você deita e não dorme, os pensamentos ficam passando em sua mente, não trabalha direito. Se preocupa, se preocupa e se preocupa de novo e quando acontece o que você temia, está tão fraco que não consegue enfrentar. A ansiedade faz parecer que você esta se ocupando do problema quando na verdade apenas está sofrendo por ele.

4. Ansiedade é uma denúncia. Quando Jesus disse o verso acima mencionado - “ Não andeis ansiosos com coisa alguma...” Ele estava dizendo para não ficarmos ansiosos e confiarmos em Deus. Logo, se estamos ansiosos é porque não estamos confiando em Deus. Ou você confia em Deus ou você é ansioso. Quando aumenta o nível de ansiedade, diminui o nível de confiança.

Desafios: 1) Compreenda a ansiedade, pois o melhor jeito de lutar é conhecendo o inimigo. 2) Enfrente as causas, pergunte diante de Deus de onde vem isso, senão você fica atacando só os sintomas que num primeiro momento podem até ceder, mas voltam com mais força 3) descanse em Deus, pois a falta de fé é fator gerador de ansiedade. Investir na fé, confiar e entregar é uma arma de vitória contra a ansiedade. Creia que a melhor coisa é entregar-se a Deus e colocar tudo em suas fortes mãos.

Reflitam sobre isso e tenham um excelente final de semana, sem nenhuma ansiedade

Luci Alvino - Coach e Líder da Universidade da família.