“Tu meu servo, irá e pelejará...” 1Sm 17:32
Viver é ser desafiado constantemente. Os desafios surgem e são eles que distinguem os bem sucedidos dos fracassados. Fugir de um desafio ou de uma luta é covardia.: “Os covardes morrem várias vezes antes da sua morte, mas o homem corajoso experimenta a morte apenas uma vez” (Shakespeare). O covarde nunca começa, o fracassado nunca termina, o vencedor nunca desiste.
Não dê as costas aos gigantes, encare-os de frente. Seja firme, pois isso revelará solidez e confiança da sua parte e, em contra partida, intimidará o inimigo e poderá confundi-lo. Não desista porque outros desistiram; é possível que as falhas dos outros possam ser sua chance de acertar. O vácuo que alguém deixou pode ser a porta que você precisa para respirar, avançar e superar.
Mesmo ameaçado por Golias, que vociferava demonstrando grande valentia, Davi se colocou como servo de Deus e confiou na vitória. Aprenda com isso que, por mais que as circunstâncias sejam adversas e assustadoras, não podemos nos amedrontar, nem recuar, pois a vitória é certa.
Quando nos apoiamos em Deus, o que é fraqueza passa a ser fortaleza. Paulo disse; “quando estou fraco, então é que sou forte” (2Co 12:10). Sejamos firmes e constantes, sabendo que os resultados serão certos e abundantes, 1Co 15:58. Se fugirmos, nada conseguiremos mesmo. O primeiro adversário do fugitivo é ele mesmo, pois sua mente pode estar vencida por um sentimento negativo.
Davi disse o seguinte, diante do Golias: “O SENHOR que já me livrou das garras do leão e do urso; ele me livrará da mão deste Golias” (1 Sm 17:37). Sua coragem estava no fato de depositar toda sua confiança em Deus. Em quem você tem depositado sua confiança diante do Covid-19? Será que não consegue se lembrar de todos os livramentos que Deus já te deu? Das vezes que ele te livrou da morte, e fechou sua sepultura? Toda pessoa com espírito vencedor aproveitará cada oportunidade, seja boas ou ruins, para glorificar a Deus.
Quando somos volúveis, inconstantes ou instáveis diante das lutas e dos desafios, deixamos evidente em nosso convívio um péssimo testemunho. Como você tem se comportado diante do cenário atual? Como seus filhos, seu cônjuge te vê? Como um murmurador(a)? Como um fracassado(a)? Medroso(a)? Lembre-se: É na escuridão que a Luz brilha melhor. Você é luz na sua família. O salmista faz uma declaração enfática e gloriosa: “Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião que não se abala, mas permanece para sempre….”
Se não há nada que você possa fazer. Confie em Deus somente e aja como tal.
Um forte abraço a todos
LUCI ALVINO KNIPHOFF DA SILVEIRA - Líder da Universidade da Família e Coach