sábado, 20 de abril de 2024
AMOR EXIGENTE

4ª SEMANA / Rever nossos princípios ÉTICOS:

30/03/2020
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

A atual cultura e sociedade exigem de cada um de nós a perfeição, como se não tivéssemos o direito de nunca falhar, como se fôssemos máquinas capazes de tudo, prontos para tudo. A sociedade não enxerga nas pessoas, suas individualidades e dita regras e padrões como se fôssemos uma massa ou meros números de uma estatística. Se não cuidarmos da nossa essência humana, embrutecemos. Precisamos cuidar para não perdermos nossa humanidade. Como gente, somos únicos e possuímos nossa personalidade.
PARTILHA:
Em comunidade nos preocupamos em apenas agradar aos outros ou sabemos defender nossos pontos de vista?
Em nossa comunidade, como valorizar a dignidade da pessoa humana em suas individualidades, sabendo que, como gente, cada um de nós pensa, age e atua de forma exclusiva?Sugestão espiritualidade – A Escola dos Bichos – Rosana Rissuti.
Manter sigilo em relação a conversas e segredos que lhes são confiados, insistindo, porém, na necessidade, de se partilhar a situação com o grupo familiar. Sabendo que o sigilo só poderá ser quebrado com autorização expressa do interessado ou quando houver risco para si próprio ou para terceiros.
A vivência deste princípio começa em casa. Não devemos camuflar os problemas sob o risco de perpetuá-los, mas é importante expô-los nos locais certos, com pessoas que poderão oferecer um auxílio, um apoio, uma orientação, sem tornar público e escancarar nossos dramas. Fora do ambiente familiar dialogamos com pessoas o tempo todo, seja em nosso trabalho, em nossa comunidade ou nos grupos que atuamos. Parece-nos existir um prazer sórdido em falar do outro, porém, quase nunca um elogio, uma qualidade, mas sim apontando seus defeitos e fazendo críticas.
PARTILHA: A fofoca morre nos ouvidos da pessoa inteligente. Estamos sendo inteligentes ou alimentamos esse hábito, criticando, condenando e expondo nossos semelhantes?
Não existe sigilo pela metade, portanto, nem aos mais chegados devemos expor o que nos é confiado. Eu confio muito em minha esposa, nem por isso devo levar a ela os segredos dos outros. Assim como eu confio nela, ela confia na mãe dela, e a mãe dela, na tia dela. E assim se quebra um sigilo. Mantemos o sigilo de forma integral ou pela metade?
Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. “Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo”. Dom Helder Câmara
Reuniões todas as terças – feiras às 19:30 sala monsenhor Francisco
Anexa a Paróquia Nossa Senhora das candeias