domingo, 28 de abril de 2024
PSICOLOGIA EM FOCO

TÉCNICAS DE RESPIRAÇÃO PARA LIDAR COM A ANSIEDADE

30/03/2020
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Quarentena é um período de isolamento e restrição de movimentação de pessoas que foram potencialmente expostas a uma doença contagiosa. O objetivo é, nesse período, determinar se eles se sentem mal ou se desenvolvem sintomas, o que reduz o risco de infectar outras pessoas.
No atual surto de coronavírus, as autoridades começam a perceber que o isolamento da quarentena tem consequências para a saúde mental da população.
Um estudo publicado pela revista britânica Lancet abordou o medo e a solidão sofridos por aqueles que enfrentam uma quarentena como consequência do coronavírus.
Os autores do artigo usaram três bancos de dados de estudos médicos anteriores e concluíram que os efeitos psicológicos negativos da quarentena incluem estresse pós-traumático, confusão e raiva, além de ansiedade.
Os fatores que mais estressam as pessoas isoladas são não saber quanto tempo durará a quarentena, medo de serem infectados, frustração, tédio, suprimentos ou informações inadequados, possíveis perdas financeiras e que, ao sair, fiquem com o estigma da doença.
A quarentena voluntária está associada, em estudos, com menos estresse e menos complicações em longo prazo.
As crises de ansiedade são episódios de ansiedade intensa, que podem se manifestar após uma situação de estresse ou traumática, mas também podem acontecer sem um desencadeante, e que vem acompanhada por alguns sintomas, como:
• Taquicardia
• Respiração irregular
• Medo
• Tremores no corpo, entre outros
É como um curto-circuito gerado na mente e no corpo, provocando uma descarga de noradrenalina e adrenalina pelo organismo. Essas substâncias são responsáveis, junto com outros processos, pelas manifestações físicas da crise, que podem durar alguns minutos em alta intensidade.
Passar por uma crise dessas não é fácil e pode causar bastante medo por conta dos sintomas. Para quem sofre ou conhece pessoas que têm episódios assim, é fundamental conhecer formas de aliviar os sintomas e acalmar o paciente até que eles passem.
Os métodos a seguir consistem em trabalhar com a respiração e tranquilizar a mente durante o processo, passando ao cérebro a mensagem de que está tudo bem, até que possa se acalmar e voltar ao seu estado normal.
Contração do Diafragma
Respirar pelo diafragma ajuda a regular o corpo e o sistema nervoso. Para esse exercício, é preciso ter calma e respirar profundamente expandindo e contraindo os músculos, sempre observando se a barriga está indo completamente para frente e se as costelas se elevam em todo o tórax.
Abdominal deitada
Essa técnica é recomendada antes de dormir. Com as luzes apagadas, coloque as mãos em cima do abdômen e conte enquanto está respirando para criar um ritmo. Na hora de soltar o ar, pode contrair o abdômen para que os músculos da respiração fiquem mais trabalhados.
Relaxamento progressivo
Para essa prática, feche os olhos e enrijeça todos os grupos musculares do corpo por 3 segundos cada. Comece pelos pés, passando pelos joelhos, coxas, bumbum, peitoral, braços, mãos, pescoço, mandíbula e por fim, chegue aos olhos. A respiração precisa ser profunda e lenta, e a requer calma e paciência para funcionar.
Alongada
A respiração alongada implica em expirar pelo dobro do tempo que se inspira, sem pausas e sem segurar o ar. É uma ótima técnica para controlar a ansiedade e acalmar momentos de picos de estresse.

Fonte:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-51800944
https://www.libbs.com.br/saude/tecnicas-de-respiracao-para-ansiedade/

Camila Lemes Alves
Psicóloga Clínica e Organizacional
Hipnose Clínica
CRP 08/12747
(44) 999706876