quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025
PAPO SÉRIO

EMPATIA – Relacionando-se bem

30/03/2020
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte


O tempo muda, as coisas mudam rapidamente, mas o ser humano continua tendo as mesmas reações, é impaciente, incompreensivo e desconfiado, tanto quanto antigamente, mas nesse tempo em que a incerteza é crescente, as mudanças não ocorrem de geração em geração, mas ocorrem tão rapidamente que temos dificuldade para digeri-las. Hoje temos mais perguntas do que respostas. Como será o futuro? Como será o amanhã? Com tudo isso ao nosso redor, vemos a necessidade de empatia, que é a capacidade de sentir o que o outro sente.


O ser humano tem dificuldades em compreender os sentimentos e emoções que o outro indivíduo sente. Falta empatia nas pessoas. Empatia e Simpatia são diferentes. Enquanto a simpatia indica uma vontade de estar na presença da outra pessoa e agradá-la, a empatia é se colocar no lugar da outra pessoa. O que faz uma pessoa empática?

1) É compreensiva. Nós somos mais inclinados a odiar os outros por coisas que discordamos do que amar os outros por coisas que concordamos. A empatia ajuda a compreender o outro, sua história, motivações, medos e anseios.

2) Tem maturidade. Empatia exige maturidade, aceitar e tolerar o outro sem condescendência, sem porém aprovar o que é errado ou vitimismo. Pessoas maduras suportam as imaturas. Envelhecer é inevitável. Amadurecer é opcional.

3) Tem boa comunicação. Hoje, nos comunicamos com alguém no Japão na mesma velocidade com que nos comunicamos com alguém dentro da nossa casa, mas infelizmente dentro de nossa casa não temos uma boa comunicação.

4) Tem amor. O amor é o vínculo da perfeição. Se não tivermos amor, não conseguimos ser empáticos. Amor não é sentimento, amor é decisão e a decisão produz sentimento. Amor é mandamento, é ordem. Jesus nunca disse: se vocês se sentirem bem, amem. Jesus disse: Novo mandamento vos dou, que vos ameis uns aos outros… Jesus manda que amemos as pessoas que estão próximas, que passemos tempo com as pessoas, boa comunicação, compreensão, empatia. Ele não tinha nenhuma dificuldade em seus relacionamentos por que era empático. Que sejamos seus imitadores por onde formos. E então viveremos novos tempos, novas mudanças.


Parabéns a todas as mulheres pelo 8 de Março e que todos tenham um excelente final de semana.


LUCI ALVINO KNIPHOFF DA SILVEIRA - Líder da UDF e Coach