sábado, 27 de abril de 2024
PSICOLOGIA EM FOCO

TRANSTORNO DE SOMATIZAÇÃO: QUANDO O CORPO FALA

29/02/2020
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

As pessoas que sofrem com um transtorno de somatização costumam apresentar diversos sintomas somáticos (corporais) ou podem provocar problemas significativos na vida diária. Contudo, algumas vezes podem apresentar apenas um sintoma grave, e não vários sintomas. Nesses casos, o mais característico é a dor.
Os sintomas podem ser específicos (por exemplo, dor localizada) ou relativamente não específicos (por exemplo, fadiga). Os sintomas às vezes denotam sensações corporais normais ou um mal-estar que geralmente não significa uma doença grave.

O SOFRIMENTO DA PESSOA COM TRANSTORNO DE SOMATIZAÇÃO É REAL

A pessoa que sofre de um transtorno de somatização realmente sofre. Seu mal-estar é verdadeiro, a medicina explicando a causa ou não. Assim, os sintomas podem estar associados ou não a outra condição médica. Na verdade, com frequência essas pessoas apresentam condições médicas junto com o transtorno de somatização. Por exemplo, uma pessoa pode estar gravemente incapacitada pelos sintomas de um transtorno de somatização depois de um infarto não complicado do miocárdio. Isso acontece mesmo quando o próprio infarto do miocárdio não provocou nenhuma incapacidade.
Se existisse outra condição médica ou um risco elevado de ter uma, os pensamentos, sentimentos e comportamentos associados a essa doença seriam excessivos nessas pessoas. Por outro lado, as pessoas com transtorno de somatização tendem a ter níveis muito altos de preocupação com a doença. Dessa forma, avaliam incorretamente seus sintomas corporais e os consideram ameaçadores, prejudiciais ou incômodos. Frequentemente pensam o pior sobre sua saúde.
As pessoas com transtorno de somatização costumam experimentar um mal-estar que se foca principalmente nos sintomas somáticos e seu significado. Quando são diretamente questionadas sobre seu mal-estar, algumas pessoas o descrevem também em relação a outros aspectos das suas vidas. Outras pessoas negam qualquer fonte de angústia, além dos sintomas somáticos.

CARACTERÍSTICA DO COMPORTAMENTO
1. Visitas frequentes ao médico e busca por segurança
2. Evita a realização de atividades físicas

Fonte:
https://amenteemaravilhosa.com.br/transtorno-de-somatizacao/

Camila Lemes Alves
Psicóloga Clínica e Organizacional
Hipnose Clínica
CRP 08/12747
(44) 999706876