terça-feira, 23 de abril de 2024
ELEIÇÕES 2020

Eleitores de Goioerê e região podem se cadastrar como mesários voluntários

28/02/2020
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

                                   O mesário é considerado um dos personagens mais relevante nas eleições. Sabendo dessa importância para o movimento da república, a Justiça Eleitoral lançou o programa Mesário Voluntário, o programa incentiva a adesão ao voluntariado do serviços eleitorais. Desta forma, o Fórum Eleitoral de Goioerê lembra aos moradores de Goioerê,Moreira Sales, Quarto Centenário e Rancho Alegre do Oeste, que as inscrições estão sendo feitas no site do Tribunal Regional Eleitoral.

                                   Segundo o chefe do cartório da 92ª Zona Eleitoral, Mário Claudino, ao se cadastrar como mesário voluntário, a pessoa tem direitos a alguns benefícios específicos, como a vantagem nos critérios de desempate em concursos públicos e isenção de taxas de inscrição para concursos. “Além de prestar um serviço à democracia e ao país, o mesário recebe algumas vantagens, como a isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelo Poder Público Estadual e municipal, dependendo da regulamentação expedida pela instituição promotora do concurso” - disse.
                                   A pessoa interessada em ser um mesário voluntário pode entrar no site http://www.justicaeleitoral.jus.br/eleicoes/mesario/ e realizar o cadastro. A divulgação das listas dos mesários que foram convocados para trabalhar nas eleições é feita pelos próprios cartórios eleitorais.
                                   Segundo o Código Eleitoral, caso não possa trabalhar no dia do pleito, os mesários terão um prazo máximo de cinco dias, depois do recebimento da convocação, para alegar as razões de seu impedimento e encaminhar pedido ao juiz da zona eleitoral. Entretanto, o pedido não é garantia de dispensa, já que o juiz poderá ou não aceitar a justificativa.
                                   Os mesários, convocados ou voluntários, podem trabalhar como presidente da sessão eleitoral, 1º e 2º mesários ou secretário, cada um com atribuições específicas. O presidente é responsável, por exemplo, por verificar as credenciais dos fiscais; afixar cartazes de proibição de propaganda; zelar pela preservação da lista de candidatos; nomear eleitores para substituir mesários faltosos; e retirar a mídia de gravação de resultados da urna e relacrar o compartimento.