domingo, 5 de maio de 2024
CRÔNICA

Jesus NASCE!

23/12/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista

Conta-me a Velha história! Este hino de autoria de Sara Poulton Kaley (1825-1907), que o compôs por volta de 1860, é o início de nossa caminhada. Contar esta história nos remete ao tempo do povo nômade sentado ao redor da fogueira ouvindo as histórias contadas pelos anciãos das tribos, e proclamando a vinda do Rei que os salvaria da escravidão.
Este hino que em sua primeira estrofe diz: “conta-me a velha história, do grande Salvador, de Cristo e sua vida, de Cristo e seu amor”. Retrata bem a vida daqueles que honraram e honram a Cristo com o seu amor e buscaram a sua glória e seu perdão!
Esta nossa história começa no profeta Zacarias capítulo 14, versículos 4 a 9: “E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul. E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos contigo. E acontecerá naquele dia, que não haverá preciosa luz, nem espessa escuridão. Mas será um dia conhecido do Senhor; nem dia nem noite será; mas acontecerá que ao cair da tarde haverá luz. Naquele dia também acontecerá que sairão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas para o mar ocidental; no verão e no inverno sucederá isto. E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome”. E o Senhor será Rei sobre a terra, a tarefa da evangelização do mundo será cumprida, e todas as coisas serão consumadas em Cristo. Isso é cumprimento do concerto que Deus fez com Davi, de que ele iria ter um descendente para sentar-se no trono para sempre. E o Senhor Jesus cumpre esse concerto divino, Jesus nascido de Maria da tribo de Davi é o Rei sobre toda terra.
Adoremos ao Senhor! É o título de outro hino composto por Rev. James Theodore Houston (1847-1929), que em sua primeira estrofe canta: “Oh! Vinde, fiéis, triunfantes, alegres, sim, vinde a Belém, já movidos de amor; nasceu vosso Rei, lá do Céu prometido, oh! Vinde adoremos a nosso Senhor!”. Zacarias está de certa forma falando dessa adoração, o Deus encarnado que veio morar conosco, que deixou sua divindade para andar sobre a terra por Ele criada, mas que infelizmente tornou-se prostituida.
O profeta Sofonias no capítulo 3, versículos 14 a 17, no encerramento de sua palavra ele nos mostra os aspectos positivos daquele dia futuro do Senhor, quando haverá canto, jubilo, regozijo, exultação, quando o afastamento dos inimigos e o louvor ao povo de Deus, será cumprido em toda a terra, leiamos o texto: “Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija- te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém. O Senhor afastou os teus juízos, exterminou o teu inimigo; o Senhor, o rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum. Naquele dia se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se enfraqueçam as tuas mãos. O Senhor teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo”
E por fim vejamos o texto de Lucas capítulo 2, versículos de 1 a 7, quando fala do nascimento de Jesus: “E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria). E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem”.
Nasce Jesus, vinde todos cantai, Ele o Salvador Nasceu, a brilhante Luz veio ao mundo, nasce na gruta de Belém, conforme as Escrituras a seu respeito, é Criador, é Soberano, mas nasce humilde, mostra todo seu amor pela sua criação! Festejemos, pois, a Jesus o Filho Unigênito de Deus, Salvador de todos da morte eterna, FELIZ NATAL! Shalom.