sábado, 18 de maio de 2024
CRÔNICA

Caminho de santidade

16/12/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista

Estava estudando a respeito do terceiro domingo do Advento, e a leitura de Isaías capítulo 35, mostrou-me as bênçãos que o Senhor está preparando para aqueles que O buscarem de verdade.
Este capítulo no livro do profeta Isaías é um dos mais curtos, contém somente 10 versículos, mas tem uma realidade indescritível. O primeiro versículo já nos ensina que: “o deserto e a terra se alegrarão; o ermo exultará e florescerá como o narciso”. E só aqui já temos uma mostra da alegria que o Senhor proporcionará aos justos. O Senhor mostra ao profeta que haverá restauração de alegria e força para os que confiam no Senhor. Haverá também, prosperidade e crescimento. Até mesmo o deserto florescerá, ou seja, a morte e a improdutividade serão substituídas pela vida.
Quando olhamos para as condições atuais, com as reuniões em Madrid da COP 2, discutindo o que devemos fazer para frear as loucuras cometidas pelos homens contra a natureza, e contra a própria vida, essa palavra do profeta parece ir na contramão de tudo. E as condições para que essas bençãos cheguem até nós é simplesmente tomarmos conta das coisas de Deus com mais cuidado, e olhar para o mundo como sendo nossa própria casa.
O versículo 2 fala em: “florescerá abundantemente, jubilará de alegria e exultará; deu-se-lhes a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; eles verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus. Fortalecei as mãos frouxas e firmai os joelhos vacilantes”. O quanto precisamos dessas palavras para começarmos a viver de maneira mais alegre. Hoje temos as mãos frouxas, vivemos sobressaltados e amedrontados com a violência a nossa volta, não há mais paz no campo, na cidade vive-se sob grades cada mais altas, colocamos toda sorte de artefatos para segurança, e quanto mais investimos, ou será que gastamos, mais nos tornamos inseguros.
E a palavra é simples, ele fortalecerá as mãos frouxas, e firmará os joelhos vacilantes. Basta para isso buscarmos viver sob suas orientações, buscando em primeiro lugar a alegria do próximo. O versículo 4 é significativo: “dizei ao desalentado de coração: sede forte, não temais. Eis o vosso Deus. A vingança vem, e a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará”.
Vivemos como cegos, mesmo enxergando bem, pois não vemos o sofrimento do próximo, pensamos somente no nosso próprio prazer. Fechamos deliberadamente os olhos acreditando que assim nada veremos, e o versículo 5 e 6 fala: “então, se abrirá os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos; os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; pois águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo”.
O versículo 4 termina falando nos salvará, e o 5 e 6, nos falam de abrir os olhos, desimpedir os ouvidos, coxos saltarão e os mudos falarão, é assim que viveremos se começarmos a cuidar das coisas de Deus, nos preocupando com este mundo, da mesma maneira e intensidade com que nos agarramos ao que julgamos ser de nossa propriedade, quando assim fizermos, com certeza veremos o bom caminho descrito no versículo 8, pois ele se chamará Caminho Santo onde o incrédulo, o blasfemador não passará, pois é o caminho daqueles que beberam a água do senhor, que será chamado de seu povo, e quem ali caminhar não errará, nem mesmo o louco. Somente os resgatados do Senhor voltarão com cânticos de imensa alegria e coroará a cabeça dos eleitos. Isso é viver sob a majestosa glória do Senhor, obedecendo e sendo mordomo fiel, cuidando daqueles que nos são colocados em nossas vidas, e amando a vida que nos é concedida viver. E fugirá de nós toda tristeza, e angústia, pois nossa alegria será o Eterno Deus. Avalie sua vida sob a ótica divina e veja se está vivendo debaixo da Glória, ou a margem dessa vitória, e não tenha medo de retornar para o caminho que é Santo. Shalom.