segunda-feira, 12 de outubro de 2026
NOVO CURSO TÉCNICO

Colégio Polivalente de Goioerê abre 40 vagas para curso de Inteligência Artificial

11/10/2026
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

O Colégio Estadual Polivalente de Goioerê – Premen I está com inscrições abertas para 40 vagas no Curso de Inteligência Artificial (IA), integrado ao Ensino Médio. A formação oferece aos estudantes a oportunidade de conhecer uma das áreas tecnológicas que mais vêm transformando a sociedade, as empresas e o mercado de trabalho.


A iniciativa tem como objetivo aproximar os alunos das novas tecnologias e proporcionar conhecimentos que podem ser aplicados em diferentes setores. A Inteligência Artificial já faz parte do cotidiano e está presente em ferramentas utilizadas na educação, saúde, indústria, comércio, agricultura, comunicação, finanças e diversos outros segmentos.


Durante a formação, os estudantes terão contato com conceitos e aplicações práticas da Inteligência Artificial, aprendendo como utilizar essa tecnologia para automatizar tarefas, analisar informações, resolver problemas, desenvolver projetos e aumentar a produtividade.


A abrangência da IA é um dos principais destaques do curso. Na educação, por exemplo, a tecnologia pode auxiliar na criação de conteúdos e no desenvolvimento de ferramentas educacionais. Na saúde, pode contribuir para a análise de exames e organização de informações. Já na agricultura, pode ser utilizada para acompanhar plantações, analisar dados e auxiliar na tomada de decisões.


Na indústria, a Inteligência Artificial está presente na automação de processos e no controle de qualidade. No comércio e nos serviços, pode contribuir para o atendimento ao cliente, organização de estoques e estratégias de vendas. A tecnologia também possui aplicações em programação, robótica, marketing, comunicação, criação de imagens e vídeos, logística e empreendedorismo.


O curso será oferecido no período da manhã, das 7h15 às 12h30, com carga horária de 1.200 horas, distribuídas ao longo de três anos. Os estágios estão previstos a partir do segundo ano da formação.


Além do conhecimento técnico, o curso busca desenvolver nos estudantes uma visão crítica sobre o uso responsável da Inteligência Artificial, permitindo compreender suas possibilidades, seus limites e a importância da criatividade e do conhecimento humano.


Para o Colégio Polivalente, a implantação do curso representa uma oportunidade de preparar os jovens para as transformações tecnológicas e para profissões que exigirão cada vez mais conhecimentos relacionados à inovação.


As inscrições estão abertas e são disponibilizadas 40 vagas. Os interessados podem procurar a secretaria do Colégio Polivalente de Goioerê, nos períodos da manhã, tarde e noite, ou realizar a inscrição pela plataforma Área do Aluno, no endereço www.areadoaluno.seed.pr.gov.br.


O colégio está localizado na Rua Dr. Rosalvo G. de Melo Leitão, nº 600, no Jardim Curitiba, em Goioerê. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3522-1458.


A formação é uma oportunidade para os estudantes que desejam ingressar no Ensino Médio e, ao mesmo tempo, adquirir conhecimentos em uma área que já faz parte do presente e está contribuindo para construir as profissões do futuro.