OUTRAS DUAS MULHERES FERIDAS
O caso que chocou Campo Mourão e ganhou repercussão nacional na última sexta-feira (17) teve um desfecho decisivo nesta segunda-feira (20 de julho). O adolescente de 15 anos, apontado como o autor do atentado a tiros em uma conveniência no Centro da cidade, apresentou-se espontaneamente na Delegacia de Polícia de Campo Mourão.
Acompanhado de seu advogado, o jovem assumiu integralmente a autoria do crime, entregou a arma utilizada no ataque uma pistola calibre 9 milímetros e prestou um longo depoimento, afirmando estar arrependido da barbárie que vitimou seis pessoas, sendo que duas delas morreram.
VINGANÇA PREMEDITADA E MÁGOA ANTIGA - Durante a coletiva de imprensa, a delegada Laís Alves, responsável direta pelas investigações, detalhou a versão apresentada pelo menor infrator. Segundo o depoimento, o massacre foi motivado por um profundo sentimento de vingança direcionado exclusivamente a Veridiana Gaya Menin Machado Sate.
O adolescente alegou que, no ano de 2024, Veridiana teria coordenado ações que resultaram em lesões corporais severas contra ele próprio e sua mãe. Posteriormente a esses eventos, o irmão do atirador foi assassinado. A arma do crime entregue à polícia, inclusive, pertencia a esse irmão falecido, e o menor afirmou tê-la guardado justamente aguardando a oportunidade para se vingar.
O ataque não foi um ato de impulso. O jovem confessou que planejava a execução "há muito tempo". Na noite do crime, ao ser informado de que o alvo estava na conveniência, ele passou diversas vezes em frente ao estabelecimento para confirmar a presença de Veridiana antes de iniciar os disparos.
O delegado-chefe da 16ª SDP, Nilson Rodrigues da Silva, pontuou a imperícia do atirador como a causa da tragédia coletiva: "Ele disse que o alvo era apenas a Veridiana. Como não é atirador, efetuou disparos de uma distância em que praticamente não havia como atingir somente ela, acabando por acertar outras pessoas".
O SALDO DA TRAGÉDIA - O delegado Nilson Rodrigues da Silva classificou a ação como "um crime bárbaro e um dos mais graves registrados no município nos últimos anos", ressaltando que as vítimas eram pessoas trabalhadoras e muito conhecidas na comunidade.
O saldo do ataque à conveniência localizada no cruzamento da Avenida Guilherme de Paula Xavier com a Rua Mato Grosso expõe a brutalidade dos disparos:
Marcio Bertholdi Geraldo (43 anos) e Michael Zachytko Cavalcante (38 anos): Foram atingidos de forma fatal e morreram ainda no local do crime.
Veridiana Gaya Menin Machado Sate (40 anos): Apontada como o alvo do atirador, foi socorrida em estado gravíssimo. (Nota: as autoridades de saúde e segurança acompanham seu quadro crítico).
Izabela Roberto de Carvalho (23 anos): Atingida no rosto, perdeu tragicamente a visão do olho esquerdo e permanece internada.
Fábio Piassa (41 anos): Alvejado gravemente, o disparo atingiu sua coluna e causou lesões severas no baço e em um dos rins. Ele continua hospitalizado recebendo cuidados intensivos.
PRÓXIMOS PASSOS DA JUSTIÇA - O adolescente, agora apreendido por força de medida cautelar expedida pelo Juízo da Vara da Infância e da Juventude, foi encaminhado ao Centro de Socioeducação (Cense) de Campo Mourão.
A pistola 9 milímetros foi enviada para a Polícia Científica para exames de balística. As autoridades também investigam a suspeita de envolvimento do menor em outros delitos recentes na cidade, buscando garantir que todas as circunstâncias desta tragédia sem precedentes sejam integralmente esclarecidas à sociedade. (Com Cidade Destaque).
OUTRAS DUAS MULHERES FERIDAS
VEJA COMO FOI
PEGARAM TUDO, MAS FUGIRAM SEM NADA - ENTENDA
BRIGA GENERALIZADA