sábado, 10 de maio de 2025
RANCHO – CENTENÁRIO – BOA ESPERANÇA

Prefeitos vão a Brasília contra extinção de pequenas cidades

04/12/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

                                Prefeitos de vários municípios da região estão em Brasília, onde participam de um movimento contra a proposta do governo Bolsonaro de extinguir municípios com menos de 5 mil habitantes e que não tenham arrecadação própria superior a 10% de suas receitas.

                                Da região de Goioerê, por exemplo, constam os municípios de Quarto Centenário e Rancho Alegre D’Oeste. Na Comcam, aparecem Boa Esperança, Altamira do Paraná; Corumbataí do Sul; Farol; Fênix e Quinta do Sol. Todos os prefeitos destas cidades deverão se unir ao movimento para barrar a proposta no congresso.
                                De acordo com o presidente da Comcam, Edenilson Miliossi, prefeito de Barbosa Ferraz, a entidade apoia o movimento. Segundo ele, milhares de vida estão em jogo. “O caso precisa ser estudado com muita cautela”, disse ao comentar que a Comcam já buscou apoio junto a outras entidades municipalistas para derrubar a proposta apresentada.
                                De acordo com a PEC do Governo Federal, a comprovação da sustentabilidade financeira deverá ser feita pelos municípios até o fim de junho de 2023. Cidades que não conseguirem esse atestado de viabilidade serão incorporadas pelos municípios limítrofes. Os dados fiscais apresentados ao governo serão referentes ao ano de 2023 e a população a ser levada em conta será a do censo 2020.