terça-feira, 16 de abril de 2024
MUNDO MEDONHO

Moça é alérgica a água e só toma banha duas vezes por mês - ENTENDA

03/12/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

                         Uma jovem universitária sofre de uma condição bem incomum: ela é alérgica à água. Tessa Hansen-Smith, de 21 anos, toma banho duas vezes por mês e sempre que chora ou sua acaba com febre, fortes dores de cabeça e erupções cutâneas.

 

CLIQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIA DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WATHS 

 

Aos 21 anos, a estudante, que mora em Fresno (Califórnia, EUA), não pode praticar esporte e precisa de ser sempre transportada de carro para que o suor não lhe provoque uma nova crise.
Foi a mãe de Tessa, que é médica, quem descobriu a condição rara da filha. Segundo reportagem do "Daily Mail", até a beber um copo de água a jovem se sente desconfortável.
Os primeiros sinais da doença apareceram quando Tessa tinha 8 anos. Iinicialmente, os pais dela acharam que eram uma reação alérgica aos sabonetes e xampus que ela estava usando. A mãe foi retirando os produtos um a um para descobrir a causa.
"É muito difícil lidar com esta condição. Sou alérgica às minhas próprias lágrimas, saliva e suor", explica Tessa. "Sofro de cansaço muscular e náuseas. O problema surge quando como algo com muita água como fruta e legumes. Mesmo a água potável pode causar cortes na minha língua", acrescentou ainda.
"Quando choro por alguma coisa, cortando cebolas, tristeza ou apenas meus olhos se sentindo irritados porque já são bastante alérgicos a eles mesmos, geralmente sofro erupções cutâneas ao redor dos olhos. É difícil colocar qualquer medicamento nas erupções ao redor dos olhos, porque eles são muito sensíveis", explicou a jovem.
O problema da americana foi identificado como urticária aquagênica - uma doença que atinge menos de 100 pessoas no mundo. Para controlar o quadro, Tessa toma diariamente 9 compridos de medicação anti-histamínica. Os cuidados precisam ser maiores nos raros dias em que toma banho.
"Sempre me lembro de que não tem cura", afirmou a universitária. (Extra).