
Boa parte das 67 famílias de Goioerê que foram vítimas de fraude aplicada por golpistas no Bolsa Família passa por dificuldade, uma vez que não receberam o auxílio, que foi sacado pelos estelionatários em cidades do nordeste do país.
O Goionews teve acesso a histórias de duas famílias. Uma delas a mãe disse que teria dificuldade em comprar fralda e de alimentos para o filho. Outra disse que o dinheiro do Bolsa Família iria afetar a compra de alimentos.
O Bolsa Família é um programa de transferência de renda do Governo Federal, pago mensalmente à família de baixa renda. Em Goioerê, esse benefício é gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Técnicos da prefeitura identificaram que entre os dias 14 e 17 deste mês, sempre de madrugada, o sistema Cadastro Único foi bloqueado, e na ocasião foram realizadas inclusões no sistema de pessoas, mudanças de responsáveis com CPFs falsos, além do aumento do valor dos benefícios a serem sacados.
Em alguns casos, por exemplo, houve alterações de valores de R$ 262,00 para R$ 618,00. Além disso, a equipe local de informática identificou um vírus que infectou o sistema. Todas as medidas de contenção foram tomadas, destacou a Secretária Municipal de Assistência Social, Edileuza Cruzeiro de Sousa, incluindo a formatação dos equipamentos da Secretaria, e na última terça-feira, 26, foi registrado um boletim de ocorrência junto à Polícia Federal para a investigação da possível fraude.