TRISTE DESFECHO
Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra o piloto de drone Hudson Vinícius usando o seu equipamento de trabalho de forma inusitada: como um “carro voador”. No registro, ele entra no que chama de “Uno 100”, aciona o controle e percorre certa distância para buscar água gelada para um amigo durante um dia de trabalho exaustivo. ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO.
Hudson, que é de São Felix do Xingú, no Pará, afirmou a OBemdito que o vídeo é real e não se trata de montagem feita com inteligência artificial, respondendo a comentários que questionaram sua autenticidade.
Ele disse que a bateria do drone tem capacidade para até 6 quilômetros de viagem, mas só é possível permanecer no ar de forma fracionada, a cada dois minutos. “Esses equipamentos têm possibilidade de ir 2 mil metros de onde decola. Cumprida essa distância, a gente retorna retorna ao chão, pousa, desliga ele e liga de novo, para fazer mais de quilômetros”.
Este tipo de drone tem capacidade de até 100 quilos e foi criado para pulverização agrícola, que vem substituindo o uso de aviões, devido, principalmente, ao menor custo de operação. Já se o uso for de sólidos, como sementes, o tanque comporta até 150 litros, de com acordo com o piloto.
Apesar da curiosidade e do alcance nas redes, especialistas e autoridades no setor de aviação destacam que drones comuns não são projetados nem regulamentados como meio de transporte humano ou de carga pesada fora de contextos específicos.
O que circula hoje em termos de “carros voadores” verdadeiros são veículos conhecidos como eVTOL (Electric Vertical Take-Off and Landing), ainda em fase de desenvolvimento e certificação por órgãos oficiais.
Esses modelos, como o EVE-100 criado pela Eve (subsidiária da Embraer), são aeronaves elétricas com capacidade para passageiros e decolagem vertical, planejadas para distâncias curtas e uso urbano com regulamentação rígida e habilitação específica de pilotos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Hudson Vinícius, que além de piloto é produtor de conteúdo, disse estar ciente de tais informações e que não costuma utilizar equipamento para transporte humano. O vídeo em que ele aparece utilizando o ‘carro voador’ teve o motivo de gerar curiosidade e desmentir comentários de que tinha criado imagens por Inteligência Artificial. (Obemdito).
CLIQUE ABAIXO E ASSISTA AO VÍDEO DO DRONE QUE VIROU CARRO VOADOR
TRISTE DESFECHO
GRAVE ACIDENTE
LATROCÍNIO BRUTAL - DOIS FORAM PRESOS
GOIOERENSE SAIU QUAE ILESO