terça-feira, 27 de janeiro de 2026
GULFOOD 2026

Copacol fortalece atuação no Oriente Médio durante feira em Dubai

26/01/2026
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

A Copacol marca presença na Gulfood 2026, uma das maiores feiras de alimentos do mundo, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, reafirmando sua posição de destaque entre os principais fornecedores globais de proteína animal. O evento reúne compradores, distribuidores e operadores do food service de diversos países, consolidando-se como uma vitrine estratégica para o fortalecimento de parcerias comerciais no Oriente Médio.

Tradicional participante da feira, a cooperativa apresenta ao público internacional um portfólio de produtos desenvolvidos especialmente para atender às preferências e exigências dos consumidores da região. Segundo o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol, o mercado do Oriente Médio é estratégico para a avicultura brasileira, reconhecida mundialmente pelos elevados padrões de segurança dos alimentos.

“O Oriente Médio representa um mercado estratégico para a avicultura brasileira. A participação da Copacol na Gulfood é fundamental para ampliar a visibilidade dos nossos produtos, agregar valor às exportações e impulsionar o desenvolvimento no campo, com impacto direto na geração de empregos nas cidades ligadas à atividade. Estar presente em uma feira dessa magnitude reforça o orgulho de ver a marca Copacol consolidada em 85 países, escolhida por consumidores que confiam na qualidade e na credibilidade do que produzimos”, afirmou.

Entre os principais destinos das exportações brasileiras de carne de frango estão os Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e África do Sul, mercados nos quais a Copacol vem ampliando sua atuação. A sustentabilidade aplicada do campo à indústria, aliada ao modelo integrado de avicultura implantado pela cooperativa como pioneira no Oeste do Paraná, agrega valor a cada embalagem do produto. Além de sabor e qualidade, a produção gera emprego, renda, preserva recursos naturais e impulsiona o desenvolvimento econômico e social.

O superintendente comercial da Copacol, Valdemir Paulino dos Santos, destaca que a feira é uma oportunidade estratégica para aprofundar relacionamentos e abrir novas frentes de negócios.
“Marcamos presença para apresentar lançamentos aos nossos clientes e parceiros e, sobretudo, para ampliar o relacionamento com compradores do Oriente Médio. As linhas de frango e peixe da Copacol contam com certificação halal, cumprindo rigorosamente os requisitos desses mercados. É uma tradição estar aqui e demonstrarmos nossos valores para quem faz questão de manter a nossa marca nas gôndolas”, ressaltou.

A relação comercial com o Oriente Médio é reforçada pelo escritório de vendas da cooperativa em Dubai, que atua há sete anos atendendo toda a região e também o norte da África. A participação na Gulfood ocorre por meio da Associação Brasileira de Proteína Animal, em parceria com a ApexBrasil.

Nesta edição, as duas instituições reúnem 22 agroindústrias brasileiras em um estande exclusivo de 432 metros quadrados, projetado para apoiar agendas comerciais, promover encontros com importadores e distribuidores e fortalecer a imagem institucional do setor. Um dos destaques é o espaço de degustação, com pratos como shawarma de frango, shawarma de pato e omeletes, evidenciando a versatilidade da proteína animal brasileira e sua adequação aos hábitos de consumo da região.

Realizada simultaneamente no Dubai World Trade Centre e no Dubai Exhibition Center, a Gulfood amplia a circulação de compradores internacionais e consolida Dubai como um dos principais hubs globais do comércio de alimentos halal. O presidente da ABPA, Ricardo Santin, destacou que a feira é uma vitrine fundamental para o relacionamento com compradores do Oriente Médio e de outras regiões, fortalecendo a imagem do Brasil como fornecedor confiável de proteína animal, alinhado aos mais altos padrões sanitários.